Dor no peito, enjoo e tremor: saiba sintomas da síndrome do pânico, diagnóstico do cantor Zé Neto

Dor no peito, enjoo e tremor: saiba sintomas da síndrome do pânico, diagnóstico do cantor Zé Neto
Zé Neto (3) (1).jpeg Cantor de 34 anos, deve passar por um tratamento para depressão e síndrome aguda do pânico. Reprodução / Redes Sociais
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Artistas suspenderam shows por 90 dias, após diagnóstico; Zé Neto já tinha suspendido agenda em julho por problema pulmonar

Itatiaia   Por 

 

A dupla Zé Neto e Cristiano suspendeu a agenda nos próximos 90 dias e vai se afastar dos palcos para cuidar da saúde, do cantor Zé Neto. Em um comunicado emitido pelos artistas nesta quinta-feira (22), eles disseram que o cantor de 34 anos, deve passar por um tratamento para depressão e síndrome aguda do pânico.

Recentemente, Zé Neto foi diagnosticado com pneumonia bacteriana e, para cumprir o tratamento, também precisou ficar afastado dos palcos por alguns dias. Nesta quinta, o comunicado diz: “Em virtude de um tratamento para depressão e síndrome aguda do pânico, a qual o cantor Zé Neto será submetido, a partir de hoje, 22/08/2024, a agenda da dupla Zé Neto & Cristiano será suspensa nos próximos 90 dias”, diz nota publicada pela dupla.

Mas afinal de contas, o que seria uma crise de pânico? Uma crise de pânico nada mais é do que um “surto abrupto de um medo ou desconforto muito intenso e muito agudo que dura por volta de 30 a 40 minutos”, conforme explicou Luiz Mafle, professor do curso de psicologia da Una.

Entre os sintomas do ataque de pânico estão: palpitação no coração, coração acelerado, taquicardia, sudorese, tremor, sensação de falta de ar ou sufocamento, dor ou desconforto no peito, náusea, enjoo, tontura, desmaios, calafrios ou onda de calor, formigamento no corpo, sensação de perda de noção da realidade e medo de morrer. Vale lembrar que nem sempre esses sintomas aparecerão ao mesmo tempo.

Ainda segundo o professor, a crise de pânico pode ser causada por alguns fatores, sendo eles:

  • medo de não conseguir cumprir algum desafio, ou seja, a pessoa avalia que ela não dará conta de cumprir aquela ação, como apresentar um trabalho na escola, por exemplo;
  • sobrecarga de alguma situação, ou seja, o corpo dá um sinal de que não aguenta mais ser submetido àquilo. Um trabalho que exige muito do profissional, por exemplo, pode ser a razão;
  • em relacionamentos, uma situação de dependência emocional ou medo de perder aquela pessoa pode ser um dos motivos.

Para identificar e tentar parar uma crise, é preciso prestar atenção nos sintomas que aparecem e procurar a ajuda de alguém. “O ideal é que você busque alguém para conversar, para te manter o mais perto do chão e suportar esse pico. É melhor você assumir que está tendo a crise e buscar alguém de confiança para conversar sobre o assunto e buscar uma terapia”, disse o professor.

Transtorno de pânico

De acordo com Mafle, para além das crises de pânico, há também um transtorno chamado ‘Síndrome do Pânico’ ou ‘Transtorno de pânico’, que é quando as crises se tornam recorrentes. Por isso, é essencial tratar as crises antes que elas se tornem algo maior.

Zé Neto foi diagnosticado, também, com depressão, que segundo o Ministério da Saúde, a depressão é um transtorno mental associado a sentimentos de incapacidade, irritabilidade, pessimismo, isolamento social, perda de prazer, baixa autoestima e tristeza, que interferem na vida diária. Ela afeta as capacidades de trabalhar, dormir, estudar, comer, socializar, entre outros. Esse transtorno é caracterizado por sentimentos negativos e persistem por pelo menos duas semanas, causando prejuízos.

Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A médica psiquiatra Juliana Tramontina explica que a depressão é multifatorial. “Fatores biológicos, psicológicos e sociais influenciam para que o indivíduo tenha um episódio depressivo”, detalha.

Dupla Zé Neto e Cristiano

A dupla é dona de hits como “Bebida na Ferida”, “Notificação Preferida” e “Largado às Traças”, e teve o álbum mais ouvido de 2023 no Brasil: o projeto “Escolhas”, que tem sucessos como “Barulho de Foguete” e “Oi, Balde”. Entretanto, os cantores têm um histórico de problemas diversos. No ano passado, a dupla enfrentou um acidente de carro de Zé Neto e uma complicação de saúde do filho recém-nascido de Cristiano.