Decreto oficializa tombamento do Centro Esportivo do Instituto Granbery em Juiz de Fora

Decreto oficializa tombamento do Centro Esportivo do Instituto Granbery em Juiz de Fora
Colégio Granbery em Juiz de Fora — Foto: TV Integração/Reprodução
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

De acordo com documento, publicado no Atos do Governo desta terça-feira (27), a decisão leva em consideração o valor histórico e cultural que envolve o imóvel.

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

 

O conjunto esportivo do Colégio Granbery foi tombado pela Prefeitura de Juiz de Fora. O decreto foi publicado nesta terça-feira (27) no Atos do Governo. A iniciativa havia sido aprovada pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio em janeiro deste ano, mas ainda não tinha sido sancionada.

De acordo com o documento, a decisão leva em consideração o valor histórico e cultural que envolve o edifício Charles Alexander Long, "precursor do Bairro Granbery e representante do estilo arquitetônico de ecletismo", além de ser, "desde a sua construção, bens dedicados a uma das mais tradicionais instituição educacional do município".

Dentre as áreas que fazem parte do tombamento estão:

 

 

  • Conjunto esportivo;
  • Parque aquático e quadras poliesportivas (incluindo o ginásio);
  • Campo de futebol;
  • Edifício Charles Alexander Long: fachadas, volumetria, escada em madeira, piso presente no pavimento térreo da edificação do conjunto;
  • Bosque

 

 

Leilão do Colégio Granbery

Em maio, o conjunto de imóveis do Colégio Granbery foi leiloado por R$ 61,5 milhões à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A partir do negócio, a Fiemg adquiriu o prédio histórico e mais dois prédios em anexo, além de parte do Centro de Educação Física e Esportes (CEF), em uma área de cerca de 17 mil m². A expectativa é de que uma nova unidade do Sesi opere a partir de 2025 no espaço.