Copa América já sofreu inúmeras mutações ao longo dos seus 108 anos de história

Copa América já sofreu inúmeras mutações ao longo dos seus 108 anos de história
Último título da seleção brasileira aconteceu na Copa América de 2019, disputada no Brasil Foto: Carl de Souza/AFP
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Competição foi disputada pela primeira vez em 1916, com o nome de Campeonato Sul-Americano de Futebol

O Tempo Sports     Por Mateus Castanha

 

A Copa América já passou por inúmeras transformações ao longo dos seus quase 110 anos de história. Entre 1916, quando foi disputado pela primeira vez, e 1967, o torneio se chamava Campeonato Sul-Americano de Futebol, não tinha uma periodicidade fixa e envolvia poucas seleções - um mínimo de três e um máximo de sete países participaram das 29 edições realizadas neste período.

Depois de um vácuo de oito anos sem ser disputado, o torneio voltou ao calendário sul-americano em 1975, já rebatizado de Copa América. O número de seleções subiu para dez e o intervalo entre um torneio e outro seguiu variando. A partir de 1993, a Conmebol passou a convidar seleções da América do Norte e da Ásia, e o número de participantes passou para 12. Na Copa América Centenário, em 2016, 16 seleções participaram do torneio - mesmo número da edição que começa nesta quinta.

Para a comentarista de O Tempo Sports Dimara Oliveira, apesar de toda a tradição da Copa América, o interesse do torcedor sul-americano, especialmente o brasileiro, pelo torneio acabou minguando ao longo das décadas, muito em função das seguidas mutações feitas pela Conmebol. 

“Acho que, ao longo dos anos, com todas as modificações que ela (Copa América) teve, de tempo, de intervalo entre uma e outra, o que podia e o que não podia, ou seja, essas mudanças de regras, fizeram com que o torcedor não ficasse ligado numa competição que ele não tinha certeza o que era. Mudança de novo, periodicidade, tudo isso contribuiu para que ela não seja vista com tanta euforia pelo torcedor.