Desempenho do Atlético de Milito despencou sem Alan Franco e Otávio; confira

Desempenho do Atlético de Milito despencou sem Alan Franco e Otávio; confira
Otávio e Alan Franco em ação pelo Atlético diante do Rosario Central, pela Libertadores Foto: Flickr Atlético/Divulgação

Após Milito perder sua dupla de volantes, Atlético teve queda vertiginosa de aproveitamento; veja os números

O Tempo Sports     Por Frederico Teixeira

 

A queda de rendimento do Atlético sob o comando do técnico Gabriel Milito não foi provocada por um único fator, mas a ausência da dupla de volantes Otávio e Alan Franco teve peso decisivo: sem eles, o rendimento da equipe despencou.

Pouco acionado quando o time era comandado por Felipão, o equatoriano Alan Franco logo ganhou a oportunidade como titular após a chegada de Milito ao Atlético. E, ao lado de Otávio, deu mais poder de marcação a equipe.

Desde o clássico contra o Cruzeiro, que valeu o título Mineiro (vitória por 3 a 1), Alan Franco e Otávio foram titulares em nove partidas do Atlético. E o desempenho do time foi excelente.

Com a dupla, o Atlético venceu seis jogos, empatou dois e perdeu apenas um (para o Peñarol, pela Libertadores), o que corresponde a um aproveitamento de 74,07%.

Nestas nove partidas em que estiveram juntos como titulares, o Atlético sofreu oito gols (média de 0,88 por jogo).

A queda do time alvinegro 'coincide' com a ausência dos dois jogadores. Otávio, em função de uma lesão na coxa, sofrida no final de maio. Franco por ter sido convocado para a seleção equatoriana que se prepara para a disputa da Copa América.

Sem seus volantes titulares, Milito viu o desempenho da equipe cair para 38,8%. Em seis jogos, foram apenas duas vitórias, um empate e três derrotas. Para piorar, o time sofreu 12 gols (média de dois por partida).

Na coletiva após a derrota de 4 a 2 para o Vitória, na noite desta quinta (20), no Barradão, Milito falou sobre o peso da ausência da dupla.

"Desde a lesão do Otávio, sei que neste setor de campo não temos jogadores de contenção forte, de corte defensivo, mas não temos por lesão e por Alan Franco estar na seleção", iniciou o comandante.

"Battaglia pode jogar de contenção e pode jogar de zagueiro, mas não temos mais jogadores para poder colocar. Paulo Vitor (volante revelado na base) só voltou a treinar a duas semanas após grave lesão. Necessita ir ganhando ritmo de jogo. Precisamos recuperar Otávio o quanto antes, porque são baixas importantes para a equipe", reconheceu Milito.

No momento, o Atlético tenta a contratação do volante Fausto Vera, do Corinthians. Para não completar o limite de sete partida disputadas no Brasileirão, ele não foi sequer relacionado para os dois últimos jogos de sua equipe na competição 


Atlético com a dupla Otávio e Alan Franco:
9 jogos - 6 vitórias, 2 empates, 1 derrota
8 gols sofridos (média de 0,88 por partida)
Aproveitamento: 74,07%

Atlético sem a dupla Otávio e Alan Franco:
6 jogos - 2 vitórias, 1 empate, 3 derrotas
12 gols sofridos (média de 2 por partida)
Aproveitamento: 38,8%

22/5 - Sport 2x0 Atlético*
28/5 - Atlético 4x0 Caracas
2/6 - Atlético 1x1 Bahia*
11/6 - Bragantino 1x2 Atlético
17/6 - Atlético 0x4 Palmeiras
20/6 - Vitória 4x2 Atlético
*Só Alan Franco atuou