Com alta demanda, empresas têm poucos banheiros químicos para alugar no Carnaval
Algumas já estão com 80% do estoque alugado para o período de folia; prefeituras e produtores de eventos são os principais clientes
Por Alexandre Nascimento O Tempo
Faltando menos de duas semanas para o início do Carnaval, as prefeituras mineiras e as empresas de produção de eventos devem se apressar caso ainda não tenham contratado todo o material de infraestrutura necessário para a realização das festas no período. O estoque de banheiros químicos e gradis usados para delimitar espaços já está praticamente todo locado para o feriadão. Por isso, quem não procurar logo as empresas especializadas pode ter dificuldade durante os eventos.
Na Morais & Morais Locações, por exemplo, o movimento está bem grande neste ano, e 80% dos banheiros químicos e gradis já foram alugados para o período do carnaval. “Uma grande parte foi alugada para a Prefeitura de Belo Horizonte. Mas também houve procura de outras cidades que ficam num raio de 100 quilômetros, como Itabirito, Sabará, Ibirité, Mariana e Ouro Preto,” afirma Fernando Morais, um dos sócios da empresa.
Segundo Morais, a prefeitura de Belo Horizonte conseguiu contratar a empresa com maior antecedência neste ano. E nos próximos dias, todos os equipamentos da empresa devem ser alugados, como ocorreu em 2023. “No ano passado, a gente alugou 100% do nosso material. E a procura foi quase toda nos 10 dias anteriores ao Carnaval. O povo deixa tudo para a última hora”.
Outra empresa que aluga banheiros químicos também já está com quase todo o material alugado para o período do carnaval. Das 1.800 unidades da Liderban, de Contagem, restam menos de 500 para locação. E a companhia aumentou o estoque para 2024.
“Do ano passado em relação a esse ano, nós aumentamos em 30% a nossa capacidade de atendimento, esperando realmente um grande sucesso no Carnaval não só de Belo Horizonte, mas também no interior de Minas Gerais”, destaca Lussana Neves, diretora administrativa da Liderban.
Ainda segundo a diretora da Liderban, alguns clientes já começaram a procurar a empresa em novembro do ano passado em busca de orçamentos para a locação dos banheiros no Carnaval. Mas como as prefeituras e produtores de eventos estavam mais preocupados com o Réveillon lá no fim do ano, a preparação para o Carnaval realmente ficou mais para janeiro.
“A gente consegue entender essa questão das prioridades, mas a minha maior preocupação é a disponibilidade de banheiros, porque nem sempre é o suficiente para atender todos esses carnavais”, afirma Neves.
E além da locação dos banheiros, a empresa também faz toda a higienização dos equipamentos e o transporte, pois eles são remanejados durante a folia. Em Belo Horizonte, por exemplo, eles são transportados de um bloco de Carnaval para outro no mesmo dia. E a logística é complicada, com muito trabalho nesse período.
“Eu falo que a locação envolve muito mais do que uma simples disponibilidade dos banheiros. A gente conta com uma logística pesada, que envolve a instalação do equipamento, a higienização, transporte desse banheiro de um ponto para outro e o descarte ambientalmente correto. Isso acontece diariamente e no período noturno durante o Carnaval”, justifica a diretora da Liderban.
Comentários do Facebook