Carnaval de BH ganha destaque na América do Sul e vira destino turístico do país
Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) está divulgando a festa no continente sul-americano
Raquel Gontijo Hoje em Dia
No ranking entre os melhores do país, o Carnaval de Belo Horizonte ganhará destaque internacional neste ano e virará destino turístico do Brasil. Além do incentivo da Prefeitura e do Governo Estadual, a festa conta com o apoio e divulgação do Governo Federal por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Neste sábado (3), o ex-deputado federal (RJ) e agora presidente da agência, Marcelo Freixo, esteve na capital e se reuniu com o presidente da Belotur, Gilberto Castro. No Centro Integrado de Operações de BH (COP-BH), Castro mostrou à Freixo toda a logística, estrutura, ações e planejamento da cidade para receber a festa.
(Raquel Gontijo / Hoje em Dia)
À imprensa, Marcelo Freixo revelou que para promover BH como destino turístico internacional, a Embratur convidou jornalistas de países da América do Sul, especialmente do Chile e da Argentina - países que tem rota aérea direta com a capital mineira -, e especialistas em Turismo, para vivenciar a festa e divulgar o evento nos países sul-americanos.
“Sem dúvida alguma é um Carnaval que se consolida a cada ano e é importante para a gente que haja uma variação desses destinos dentro do Brasil. O Carnaval tem sua peculiaridade em cada lugar e aqui é muita colhedora, é um Carnaval democrático, é um Carnaval de rua, com uma presença de protagonismo de mulheres muito grande, planejado e organizado com muito diálogo entre todos os órgãos que fazem esse evento funcionar. Então muita gente busca hoje esse Carnaval, mais seguro e acolhedor, por isso é importante para a gente também divulgá-lo internacionalmente”, destacou.
Presidente da Belotur, Gilberto Castro, detalha para Marcelo Freixo o planejamento, estrutura e as ações do COP-BH para o Carnaval. (Raquel Gontijo / Hoje em Dia)
(Raquel Gontijo / Hoje em Dia)
O presidente da Embratur também reforçou que a ação é um investimento importante, já que a agência tem a expectativa de consolidar Minas no turismo internacional. “A imagem do Brasil é muito consolidada como um destino de sol e praia, mas o Brasil não é só isso, o Brasil tem uma diversidade muito grande. E é isso que a gente quer, que o país volte para o mundo e que o mundo venha para o Brasil. Isso gera emprego, renda e alegria, três coisas que a gente não abre mão”, completou.
Para o presidente da Belotur, a visibilidade do Carnaval de BH no cenário internacional aumenta a responsabilidade dos organizadores.
“Eu acho que Belo Horizonte está vivendo um momento único com o apoio da Embratur. Quando a gente fala de Carnaval, a gente fala de um trabalho muito grande de toda a cidade, de todos os órgãos envolvidos para que a gente consiga fazer uma entrega de um carnaval plural, diverso e respeitoso. Mas acima de tudo um Carnaval seguro onde as pessoas podem estar na rua com tranquilidade, com limpeza, com saúde. É um trabalho conjunto que nos deixa muito felizes e agora com o apoio da Embratur, eu acho que é Belo Horizonte para o mundo”, destacou Gilberto Castro.
Presidente da Belotur, Gilberto Castro, detalha para Marcelo Freixo o planejamento, estrutura e as ações do COP-BH para o Carnaval. (Raquel Gontijo / Hoje em Dia)
(Raquel Gontijo / Hoje em Dia)
Comentários do Facebook