Carnaval de BH ganha destaque na América do Sul e vira destino turístico do país

Carnaval de BH ganha destaque na América do Sul e vira destino turístico do país
(Samuel Costa/Hoje em Dia/Arquivo)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) está divulgando a festa no continente sul-americano

Raquel Gontijo Hoje em Dia 

No ranking entre os melhores do país, o Carnaval de Belo Horizonte ganhará destaque internacional neste ano e virará destino turístico do Brasil. Além do incentivo da Prefeitura e do Governo Estadual, a festa conta com o apoio e divulgação do Governo Federal por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). 

Neste sábado (3), o ex-deputado federal (RJ) e agora presidente da agência, Marcelo Freixo, esteve na capital e se reuniu com o presidente da Belotur, Gilberto Castro. No Centro Integrado de Operações de BH (COP-BH), Castro mostrou à Freixo toda a logística, estrutura, ações e planejamento da cidade para receber a festa.

(Raquel Gontijo / Hoje em Dia)

À imprensa, Marcelo Freixo revelou que para promover BH como destino turístico internacional, a Embratur convidou jornalistas de países da América do Sul, especialmente do Chile e da Argentina - países que tem rota aérea direta com a capital mineira -, e especialistas em Turismo, para vivenciar a festa e divulgar o evento nos países sul-americanos. 

“Sem dúvida alguma é um Carnaval que se consolida a cada ano e é importante para a gente que haja uma variação desses destinos dentro do Brasil. O Carnaval tem sua peculiaridade em cada lugar e aqui é muita colhedora, é um Carnaval democrático, é um Carnaval de rua, com uma presença de protagonismo de mulheres muito grande, planejado e organizado com muito diálogo entre todos os órgãos que fazem esse evento funcionar. Então muita gente busca hoje esse Carnaval, mais seguro e acolhedor, por isso é importante para a gente também divulgá-lo internacionalmente”, destacou.

Presidente da Belotur, Gilberto Castro, detalha para Marcelo Freixo o planejamento, estrutura e as ações do COP-BH para o Carnaval. (Raquel Gontijo / Hoje em Dia)

Presidente da Belotur, Gilberto Castro, detalha para Marcelo Freixo o planejamento, estrutura e as ações do COP-BH para o Carnaval. (Raquel Gontijo / Hoje em Dia)

(Raquel Gontijo / Hoje em Dia)

O presidente da Embratur também reforçou que a ação é um investimento importante, já que a agência tem a expectativa de consolidar Minas no turismo internacional. “A imagem do Brasil é muito consolidada como um destino de sol e praia, mas o Brasil não é só isso, o Brasil tem uma diversidade muito grande. E é isso que a gente quer, que o país volte para o mundo e que o mundo venha para o Brasil. Isso gera emprego, renda e alegria, três coisas que a gente não abre mão”, completou. 

Para o presidente da Belotur, a visibilidade do Carnaval de BH no cenário internacional aumenta a responsabilidade dos organizadores.

“Eu acho que Belo Horizonte está vivendo um momento único com o apoio da Embratur. Quando a gente fala de Carnaval, a gente fala de um trabalho muito grande de toda a cidade, de todos os órgãos envolvidos para que a gente consiga fazer uma entrega de um carnaval plural, diverso e respeitoso. Mas acima de tudo um Carnaval seguro onde as pessoas podem estar na rua com tranquilidade, com limpeza, com saúde. É um trabalho conjunto que nos deixa muito felizes e agora com o apoio da Embratur, eu acho que é Belo Horizonte para o mundo”, destacou Gilberto Castro.

 

Presidente da Belotur, Gilberto Castro, detalha para Marcelo Freixo o planejamento, estrutura e as ações do COP-BH para o Carnaval. (Raquel Gontijo / Hoje em Dia)

Presidente da Belotur, Gilberto Castro, detalha para Marcelo Freixo o planejamento, estrutura e as ações do COP-BH para o Carnaval. (Raquel Gontijo / Hoje em Dia)

(Raquel Gontijo / Hoje em Dia)