Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada em Juiz de Fora

Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada em Juiz de Fora
Divulgação PJF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: SS

 

*atualizado as 11h04

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada em todos os municípios de Minas Gerais. Até 30 de junho, crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade estão aptas a receber a vacina pólio oral, a gotinha. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza a aplicação dos imunizantes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA). Confira a lista de locais e horários de funcionamento abaixo.

 Para se vacinar, as crianças devem estar na presença dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas. As faixas etárias que não estão elegíveis para a campanha podem aproveitar a oportunidade para atualizar seus cartões de vacina.

 A campanha é indiscriminada, ou seja, todas as crianças nessa faixa etária irão receber uma dose da vacina oral contra poliomielite. Não há necessidade de intervalo em relação às demais vacinas do calendário.

 

Poliomielite


Antes de completar um ano de vida, são necessárias três doses da vacina contra a poliomielite, aos dois, quatro e seis meses, com a vacina da poliomielite inativada (VIP). Com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço (VOP- gotinha).

A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O último caso de Poliomielite foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.

A meta é manter o país livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não vacinados. Para isso, o objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade.

 

Locais

 

34 Unidades Básicas de Saúde (UBS): 
 

Das 9h às 18h (segunda à sexta-feira); 9h às 13h30 e das 16h às 18h (quinta-feira); 8h às 11h (nas edições do Imuniza JF, realizados aos segundos e quartos sábados do mês):
 

Alto Grajaú

Bairro Industrial

Bandeirantes

Cidade do Sol

Filgueiras

Furtado de Menezes

Granjas Bethânia

Jardim Esperança

Jardim Natal

Jóquei Clube I

Jóquei Clube II

Linhares

Marumbi

Milho Branco

Monte Castelo

Nossa Senhora Aparecida

Nova Era

Progresso

Retiro

Santa Cecília

Santa Cruz

Santa Efigênia

Santa Luzia

Santa Rita

Santo Antônio

Santos Dumont

São Benedito

São Judas Tadeu

São Pedro

São Sebastião

Teixeiras

Vale Verde

Vila Esperança

Vila Ideal

 

Unidades Básicas de Saúde (UBS) Parque Guarani, Barreira do Triunfo, Jardim da Lua e Vila Olavo Costa
 

Das 9h às 16h (segunda à sexta); 9h às 14h30 (quinta-feira).

 

Demais Unidades Básicas de Saúde (UBS)
 

Das 9h às 10h30 e das 13h às 16h (segunda à sexta); 8h às 10h30 e das 13h às 14h30 (quinta-feira).

 

Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA)
 

Rua São Sebastião, 772/776, Centro: 8h às 16h (segunda a sexta).