Black Friday: 45% dos produtos sofrem aumento às vésperas da data

Black Friday: 45% dos produtos sofrem aumento às vésperas da data
Segundo CNC, a Black Friday de 2024 deverá movimentar R$ 5,22 bilhões (Foto: Leonardo Costa)
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Ainda conforme pesquisa do Procon, descontos aplicados, até agora, não ultrapassam 10%

Tribuna    Por Vinicius Soares*

 

Na sexta-feira (29), será realizada a edição 2024 da Black Friday e, com ela, cresce a expectativa de os consumidores encontrarem produtos com preços abaixo da média praticada no mercado. Com dinheiro no bolso – o dia é também de liberação da primeira parcela do 13º aos celetistas -, muitos pretendem ir às ruas para olhar vitrines e, quem sabe, levar algum produto para casa. 

Pesquisa divulgada pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da cidade, que mensura a variação de preços de 29 itens, aponta que 13 deles ou 45% ficaram mais caros. O maior aumento se deu na Smart TV de 32 polegadas, cujo valor saltou de R$ 937,99 para R$ 2.877,99 em um dos quatro sites analisados pelo órgão. A pesquisa foi realizada no período de 9 de setembro a 18 de novembro e contemplou 29 produtos.

Mesmo por uma margem pequena, a pesquisa constatou que a maioria dos produtos analisados sofreu queda nos preços. O maior desconto foi identificado em um Notebook HP G9 Intel Core i3, que custava R$ 2.591,04 no começo da análise e está sendo comercializado a R$ 2.339,10, uma redução de quase 10% ou R$ 251,94. A pesquisa completa pode ser conferida no site da PJF. 

De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva e QuestionPro, os itens mais procurados pelos consumidores na Black Friday são peças de roupas, seguidas por calçados, produtos de beleza e perfumaria, decoração e artigos para casa, celulares, eletrônicos, eletrodomésticos, artigos infantis, móveis, e artigos de pet shop. Destes, o maior desconto foi aplicado em ventiladores e circuladores, que tiveram queda de 15% em seus preços, conforme apuração da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que avaliou os valores dos produtos mais procurados nos últimos 40 dias.

Tática da urgência nas compras on-line

Na Black Friday, o volume de consumo cresce tanto nas lojas físicas, quanto nas virtuais. Junto com ele, aumenta também a tentativa de golpes na internet, como páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp; e criação de perfis falsos de lojas em redes sociais.

Por isso, o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), José Gomes, faz um alerta ao consumidor para tais práticas. “Os bandidos usam a tática da urgência nos consumidores, dizem que há uma grande oportunidade de compra com valor muito vantajoso e pedem que o pagamento seja feito naquele momento, para que o cliente não perca o produto. Sempre desconfie deste tipo de abordagem”, adverte.

Para evitar que o consumidor caia em golpes na internet, a professora do Curso de Direito da Estácio, Regiane Gonçalves, sugere que o comprador “verifique se o site da loja é confiável e pesquise referências e opiniões em portais, como o Procon e o Reclame Aqui”. Caso a loja não seja muito conhecida, a orientação é optar pelo pagamento com cartão de crédito, pois, se o produto não chegar, é possível solicitar o cancelamento, recomenda a advogada.

Procon intensifica fiscalização

Durante o mês de novembro, o Procon intensifica a fiscalização nas ruas, de olho nas ações promovidas pelo comércio voltadas à Black Friday. Além disso, o órgão emitiu uma recomendação pública para os comerciantes, tendo por base as informações obtidas pelo Observatório de Dados das Relações de Consumo.

O estudo reúne reclamações feitas pelos consumidores entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, que, em grande parte, dizem respeito ao pós-venda do período da Black Friday e das festas de final de ano, como oferta não cumprida, publicidade enganosa, cobrança abusiva para alterar ou cancelar contrato e demora na entrega de produtos.

Os consumidores que identificarem irregularidades no mercado de consumo ou que se sentirem lesados durante as compras podem buscar seus direitos junto ao Procon: presencialmente na sede, localizada na Avenida Itamar Franco 992, Centro, ou pelo portal Prefeitura Ágil. Na sexta-feira (29), dia da Black Friday, o ‘Procon Aqui’ oferecerá atendimento e orientações aos consumidores na Rua Halfeld, em frente ao Cine Theatro Central, das 9h às 16h.

Natal premiado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/JF) e o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio/JF) lançaram, neste ano, pela primeira vez, a campanha Natal Premiado, que vai sortear um carro, três motos e dez TVs de 43 polegadas para os participantes. A ação teve início no dia 1° de novembro e se estende até 24 de dezembro. 

A cada R$ 100 em compras, o cliente receberá um cupom da campanha para concorrer aos prêmios. Para validar a participação, o consumidor deve preenchê-lo e trocá-lo no contêiner oficial da ação, instalado na Rua Mister Moore. O sorteio do Natal Premiado está previsto para ocorrer no dia 27 de dezembro. 

O presidente do Sindicomércio, Emerson Beloti, afirma que o Natal Premiado já apresenta resultados positivos e espera ainda mais adesão à campanha. “Temos mais de 200 lojas que já aderiram. Acreditamos que, nessa semana da Black Friday, teremos uma participação muito maior”, projeta. 

*Estagiário sob supervisão da editora Fabíola Costa