BH Stock Festival terá homenagens para Ayrton Senna, tricampeão da Fórmula 1
Ídolo no Brasil e no mundo, Senna era referência no automobilismo mundial
Itatiaia Esporte Por Leonardo Parrela, João Marcelo Cardoso
O ano de 2024 marca 30 anos da trágica morte de Ayrton Senna. O piloto, tricampeão da Fórmula 1, morreu num acidente em Ímola, na Itália, durante o GP de San Marino. O BH Stock Festival, realizado em Belo Horizonte entre a quinta-feira (15) e o domingo (18), terá homenagens para o ícone brasileiro do automobilismo.
A organização do festival espalhou pódios ao redor da esplanada do Mineirão. O local, que receberá shows e um festival gastronômico, estará disponível para que os presentes possam tirar fotos.
A Stock Car terá, pela primeira vez, provas em Belo Horizonte. As corridas serão disputadas no sábado (17) e domingo (18), em um circuito inédito na principal categoria do automobilismo nacional, os carros vão começar a circular nos arredores do Mineirão a partir de quinta-feira (15).
Venda de Ingressos
A venda de ingressos para o evento ocorre de forma online desde abril. Clique aqui e saiba como comprar.
As conquistas de Senna na F1
1988
Ayrton Senna teve um primeiro ano histórico na McLaren. E a conquista ainda teve um adversário que, a princípio, era colega: o francês Alain Prost, também da McLaren.
Apesar de disputa acirrada, o título chegou na penúltima etapa, no GP do Japão. Senna teve problemas na largada e, mesmo caindo da pole position para 17º lugar, conseguiu ultrapassar todos à frente - inclusive Prost - e conquistou a F1 pela primeira vez.
Em 1988, Ayrton Senna conquistou oito GPs; Prost teve sete vitórias; e Gerhard Berger, piloto austríaco da Ferrari e amigo do brasileiro, uma.
1990
Depois de ver o colega de equipe Prost vencer em 1989 e ficar com o vice da F1, Senna deu a volta por cima no francês. Agora oficialmente rival, com Prost na Ferrari, o brasileiro chegou à segunda conquista.
Em nova disputa acirrada ao longo de toda temporada, Senna chegou ao GP do Japão, o antepenúltimo do ano, com vantagem sobre Prost. O brasileiro largou na pole, mas viu o francês passar à frente. Após reação de Senna, os rivais bateram na primeira curva.
A colisão àquela altura deu o título a Senna. Em 1990, Senna venceu seis GPs; Prost cinco; Nelson Piquet, brasileiro da Benetton e desafeto de Senna, dois; e Riccardo Patrese, italiano da Williams, Thierry Boutsen, belga da Williams e amigo de Ayrton, e Nigel Mansell, britânico da Ferrari, uma.
1991
Em 1991, Senna não teve Prost como grande rival, mas sim Mansell, agora na Benetton. Apesar de acirrado, conquistado na penúltima edição, foi o título com mais folga do brasileiro.
Em nova edição do GP do Japão, Senna se sagrou campeão ao ver Mansell abandonar a prova. Foi o único ano de título para o brasileiro com uma vitória no GP do Brasil, que desde 1990 retornou a Interlagos, em São Paulo.
Senna venceu sete GPs; Mansell cinco; Patrese dois; e Piquet e Berger (este agora companheiro de equipe de Ayrton Senna na McLaren) um.
Comentários do Facebook