Amazon usava funcionários indianos para analisar compras de lojas ditas “100% automatizadas”
Empresa afirmava que conseguia identificar os produtos levados por meio de inteligência artificial; após revelação do The Information, a Amazon anunciou o fim do serviço
Itatiaia Por Fernanda Rodrigues
A Amazon anunciou, nesta quinta-feira (4), o fim da tecnologia “Just Walk Out”, que permitia a “automatização” completa de lojas e mercados, permitindo que o cliente apenas entrar no estabelecimento, pegar o produto e pagar sem contato com outro ser humano.
Criada em 2016, a empresa afirmava que um sistema de inteligência artificial era capaz de identificar pelas câmeras os produtos levados e cobrar o consumidor sem que ele precisasse passar pelo caixa, como normalmente acontece. Porém, a tecnologia quase mágica não funcionava tão bem assim.
O jornal norte-americano The Information descobriu que, na verdade, ao menos 700 das 1.000 lojas com o serviço usavam indianos para fiscalizar se as vendas estavam corretas. Os trabalhadores analisavam as câmeras das lojas e comparavam os produtos levados com os valores pagos pelos clientes.
Diante da publicação da reportagem, o vice-presidente sênior de lojas de mercearia da Amazon, Tony Hogget, decidiu acabar com o “Just Walk Out”. Além de trabalhadores fazerem o trabalho vendido como inteligência artificial, o sistema “Just Walk Out” apresentava outros problemas.
Diante do trabalho remoto e da necessidade de cada funcionário assistir a várias câmeras de uma só vez, a análise das compras muitas vezes demorava a acontecer. Os indianos precisavam assistir a mesma cena repetidamente para ter certeza dos produtos comprados pelos consumidores. Isso fazia com que os clientes esperassem horas pelo recibo das compras.
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