Vídeo: meteoro cruza céu de Santa Catarina

ambém conhecido como estrela cadente
Itatiaia Por Ana Luisa Sales, Fernanda Rodrigues
O momento em que um meteoro, também conhecido como estrela cadente, cruzou o céu na cidade de Monte Castelo, em Santa Catarina, foi capturado por câmeras de monitoramento. O fenômeno durou cerca de 4 segundos.
Nas gravações, é possível ver o momento em que o corpo celeste percorre uma trajetória convexa e desaparece após uma pequena explosão. O registro foi divulgado nas redes sociais da página Meteoros Monte Castelo - SC.
Apesar do nome estrela cadente ser comumente utilizado para referir aos meteoros, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpa) esse fenômeno não é um indício da queda de uma estrela. Os corpos celestes que entram na atmosfera, na maioria das vezes são restos de cometas e asteroides que vagam pelo sistema solar, conhecidos como meteoroides.
Diferença entre meteoro e meteorito
Conforme o Inca, o meteoro é o fenômeno que ocorre quando o meteoroide entra na atmosfera terrestre. Já o meteorito é um objeto solido, vindo dos restos de um meteoroide, e que atingiu a superfície terrestre.
Vídeo: meteoro cruza céu de Santa Catarina Clique e saiba mais
Vídeo: meteoro cruza céu de Santa Catarina
Chuva de Meteoros
No mês de abril, há a previsão de vários fenômenos astronômicos atinjam a Terra. A chuva de meteoros Liriadas, prevista para o dia 22 de abril, é um deles e será possível vê-la no Brasil.
De acordo com a Nasa, o fenômeno acontece quando vários meteoros entram na atmosfera da Terra ao mesmo tempo. A medida que a rocha entra no planeta, a resistência do ar faz com que o meteoro aqueça. Por isso, vemos uma “estrela-cadente” riscando o céu.
Para observar o fenômeno, basta olhar no céu em direção ao norte na noite do dia 22. Normalmente não é necessário nenhum equipamento especial, mas é importante que o observador vá para um lugar muito escuro. É importante dizer que caso o céu esteja nublado, ou a lua estiver cheia ou quase cheia, a visibilidade poderá ser comprometida. No dia 22 de abril, a lua estará quase cheia.
O guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lança anualmente um guia com todos os fenômenos astronômicos do ano. Abaixo, você confere a lista completa do que esperar para abril.
Veja os fenômenos que acontecerão em Abril:
- 06/04 - Conjunção entre a Lua e Saturno, antes de amanhecer, direção leste, na constelação de Aquário;
- 07/04 - Conjunção entre Lua e Vênus. No mesmo dia, Marte, Saturno, Lua e Vênus irão compor um belo quarteto celeste antes do amanhecer, direção leste, entre as constelações de Aquário e Peixes;
- 08/04 - Eclipse solar total visível no México, EUA e Canadá, região equatorial do Oceano Pacífico e Atlântico Norte. Invisível no Brasil;
- 10/04 - Conjunção entre Marte e Saturno antes do amanhecer, direção leste, na constelação de Aquário. Os astros estarão separados de apenas 0,7º; e Conjunção entre a Lua, Júpiter e o cometa 12P/Pons-Brooks, no começo da noite, direção oeste, na constelação de Áries. Os astros estarão muito baixos no horizonte;
- 20/04 - Conjunção entre Júpiter e Urano, direção oeste, na constelação de Áries. Os astros estarão separados de apenas 0,4°, mas estarão muito próximos do horizonte oeste, durante o crepúsculo. Urano poderá ser visto apenas com uso de binóculos, em céus escuros;
- 21/04 - Periélio do cometa 12P/Pons-Brooks. Este astro estará visível, por meio de binóculos, em céus escuros, durante todo o mês, quando irá transitar pelas constelações de Áries e Touro;
- 22/04 - Máxima atividade da chuva de meteoros Liridas, que poderá ser observada durante a madrugada na direção norte;
- 23/04 - Data prevista para o brilho máximo do cometa 12P/Pons Brooks, que estará visível no começo da noite, na constelação de Touro;
- 30/04 - Saturno, Marte e Mercúrio estarão visualmente alinhados antes do amanhecer, direção leste, entre as constelações de Aquário e Peixes.
Confira o vídeo do fenômeno
Comentários do Facebook