Turismo mundial deve recuperar nível pré-pandemia em 2024, afirma agência da ONU

Turismo mundial deve recuperar nível pré-pandemia em 2024, afirma agência da ONU
Turismo na Europa passou por recuperação no último ano Freepik | Reprodução
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Em 2023, 1,3 bilhão de turistas viajaram para o exterior

Itatiaia    

O número de turistas internacionais deve ultrapassar o nível anterior à pandemia da covid-19 neste ano, de acordo com previsões da Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgadas nesta sexta-feira (19). O principal impulsionador é a recuperação do setor na Ásia.

A organização, que faz parte da ONU, afirmou que cerca de 1,3 bilhão de turistas viajaram para o exterior no ano passado, em torno de 44% a mais do que em 2022 (900 milhões), um número que equivale a 88% do nível em 2019, antes da pandemia, disse a agência com sede em Madri.

A recuperação no ano passado deve-se a um forte impulso no Oriente Médio, onde a chegada de turistas superou o nível de 2019 em 22%, mas também na Europa, o principal destino turístico do mundo, onde a atividade alcançou 94% de seu nível pré-pandemia.

Na Ásia, a recuperação foi mais fraca: o número de turistas internacionais se limitou a 65% do nível de 2019, apesar do levantamento das restrições sanitárias há um ano na China, após três anos de uma política de ‘covid zero’, indicou a OMT em um comunicado.

‘Os dados mais recentes da OMT destacam a resiliência e a rápida recuperação do turismo’, afirmou no comunicado o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, que prevê que o nível de turistas ultrapassará os 2% este ano.

Segundo a agência da ONU, a atividade se beneficiará do aumento do turismo na China, graças à flexibilização do regime de vistos para muitos países, incluindo França, Alemanha e Itália, e às viagens de cidadãos chineses para outras partes do mundo.

A previsão poderá ser afetada pela ‘turbulência econômica e geopolítica’, especialmente no Oriente Médio, onde o turismo deverá ser afetado pelas consequências do conflito entre Israel e o Hamas, afirmou a OMT.

‘A inflação persistente, as taxas de juro elevadas, os preços voláteis do petróleo e as perturbações no comércio poderão continuar impactando nos custos de transporte e alojamento em 2024’, advertiu.

 

AFP

Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.