Troféu Mulher Cidadã homenageia 15 mulheres de Juiz de Fora

Troféu Mulher Cidadã homenageia 15 mulheres de Juiz de Fora
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: SEDH

 

Cumprindo a tradição anual, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) entregou na noite desta segunda-feira, 25, o Troféu Mulher Cidadã 2024. Quinze mulheres do município que se destacaram em áreas de atuação distintas receberam a honraria estabelecida pela Lei nº 11.652.

A assessora da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Franciane Rabelo, explicou o processo de escolha dos nomes agraciados. “A comissão é instituída pela norma jurídica e tem um papel importante nas indicações promovendo o reconhecimento. São representantes de várias secretarias da PJF, da Câmara Municipal, da  Associação Comercial, do Conselho  Municipal dos Direitos da Mulher e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que se reúnem meses antes da homenagem para lembrar da atuação destas mulheres que prestam serviços de destaque para a comunidade”.

A prefeita Margarida Salomão destacou o trabalho das agraciadas em prol de toda a cidade. “Essas 15 representantes são exemplos que têm grande impacto na vida de Juiz de Fora e em suas comunidades. Neste mês, em que celebramos a luta das mulheres em todo mundo, é importante destacarmos a representatividade feminina. Que essas cidadãs homenageadas continuem no trajeto, contribuindo para que toda a sociedade possa ser melhor e igualitária”, pontuou.

A noite foi pautada por representatividade dos mais diversos setores. A vereadora Laiz Perrut (PT) destacou a atuação feminina em espaços de liderança. “Juiz de Fora conta com seu primeiro governo liderado por uma mulher e com quatro representantes no Legislativo. Precisamos avançar ainda mais”, enfatizou.

A homenageada na categoria “Comunicação”, Renata Monteiro, falou em nome de todas as agraciadas e contextualizou a honraria no momento em que vivemos. “Em uma semana histórica, quando as principais pautas de noticiários estão relacionadas a crimes hediondos praticados por homens contra pessoas do sexo feminino, não dá pra esquecer o quão difícil é ser mulher: mulher mãe, mulher preta, mulher de periferia, mulher PCD, mulher LGBTQIAP+, nesse país que escancara a complexa teia de preconceito e discriminação. E que, por esses motivos, o sistema insiste em não validar a presença da figura feminina em áreas de extrema importância para o desenvolvimento de um país democrático. Mas, na contramão desse cenário - e como um exemplo de tentativa de combate a essa teia - a cerimônia desta noite, em que a Prefeitura de Juiz de Fora, gerida por uma mulher, entrega troféus com tanta representatividade a 15 mulheres, significa um sopro de esperança de luta por mais avanços em políticas públicas”.

A solenidade foi encerrada com uma intervenção artística da homenageada na categoria “Música”, Laura Conceição.

Conheça as agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã 2024:

Artes: Gabriela Lemos
Assistência Social: Myrian Thereza Silveira Lopardi
Comunicação: Renata Monteiro
Cultura: Valéria de Faria Cristofaro
Direitos Humanos: Cristina Maria Couto Guerra
Educação: Patrícia Martins Neves Crochet
Esporte: Nicole Costa Faria
Geração de renda: Indyamara Luciana dos Santos (Mamaty)
Justiça: Maria Cristina de Souza Trulio
Música: Laura Conceição
Política: Maria do Céu Corrêa Mendes (in memoriam)
Saúde: Simone Cristina Mathiasi de Oliveira
Segurança Pública: Dagmar Pontes de Andrade
Terceira Idade: Orzalina Silva dos Santos (Vó Zali)
Trabalho comunitário: Marcilea Rodrigues da Silva