Suspeito de chefiar tráfico em Salvador é morto em ação policial
Segundo a PM, criminoso atirou contra as equipes após abordagem; ele é suspeito de ter envolvimento na morte de um policial federal no ano passado
Itatiaia Por CNN Brasil
Pelo menos dois homens morreram na manhã desta segunda-feira (4), em Salvador. Desde as primeiras horas do dia policiais militares, civis e federais ocupam o bairro periférico de Valéria em uma megaoperação contra integrantes de organizações criminosas que atuam na região.
O objetivo das ações é o cumprimento de mandados judiciais contra integrantes de grupos criminosos envolvidos no confronto que resultou na morte do policial federal Lucas Caribé e do ferimento grave a um policial civil em setembro de 2023, além de buscar responsáveis pelo tráfico de drogas, homicídios e os crimes contra o patrimônio.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos receberam as forças de segurança a tiros e houve confronto. Um dos atingidos, identificado como Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, o “Pablo Escobar”, é considerado como a maior liderança do tráfico de drogas na região.
Com dois mandados de prisão em aberto, por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, Pablo estava escondido na mata e chegou a ser socorrido a uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito, que também integrava o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública, também era conhecido por oprimir e ameaçar moradores do bairro.
Integrante do grupo criminoso com mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e associação para o tráfico, Carlos Alessandro Santana Santos, o “Cachinho”, também entrou em confronto com os policiais e não resistiu. Ele estava na posse de dois fuzis que foram apreendidos.
Dois veículos com restrição de roubo também foram apreendidos nas primeiras horas da operação, que ainda está em andamento.
A operação desarticulou três acampamentos de entorpecentes, com apreensão de cerca de 150 kg de maconha. Foram apreendidas ainda seis granadas, rádios comunicadores, balanças de precisão e porções fracionadas de maconha, cocaína, crack, munições, além de sete aparelhos celulares. Um homem foi preso em posse das granadas e parte das drogas durante o cumprimento dos mandados.
Comentários do Facebook