Onda de calor: Inmet emite alerta vermelho de grande perigo para Juiz de Fora e região
Máxima na cidade pode chegar a 36 °C na sexta-feira (27), tornando-se o dia mais quente do ano. Maior marca registrada em 2024 foi de 33,2 °C, em 17 de março.
Por Nathália Fontes*, g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
????Com a chegada da primavera, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo de onda de calor em Juiz de Fora e em outras cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes.
☀ Segundo o Inmet, a máxima em Juiz de Fora pode chegar a 36 °C na sexta-feira (27), tornando-se o dia mais quente do ano. A maior marca registrada em 2024 foi de 33,2 °C, em 17 de março.
???? O Inmet indica que a cidade de Muriaé terá também uma das mais altas temperaturas das regiões, com uma máxima de 39 °C prevista para sexta-feira.
☀ Além disso, tem aviso de baixa umidade para as regiões até o fim desta quinta-feira (26). Conforme o Inmet, a umidade relativa do ar está variando entre 30% e 20%.
☀ O Inmet informa que as maiores temperaturas são registradas durante a primavera, uma vez que o sol começa a iluminar mais o hemisfério sul do Brasil. Com poucas nuvens no céu, a radiação que chega aumenta e provoca maior aquecimento.
???? A previsão também indica chuvas para sábado (28) e domingo (29) para a Zona da Mata e Campo dos Vertentes. As frentes frias devem retornar juntamente com a atuação de 'cavados', ou seja, áreas alongadas de baixa pressão que favorecem a formação de sistemas de instabilidade, trazendo pancadas e alívio para a seca prolongada.
???? Nestes dias, as temperaturas vão despencar no fim de semana com mínima de 13 °C na Zona da Mata e no Campo das Vertentes. As máximas giram em torno de 24 °C e 27 °C nestas regiões.
*estagiária sob supervisão de Carol Delgado.
Comentários do Facebook