Manifestação para salvar vidas na BR 040 é neste sábado
“Movimento SOS 040" cobra ações e apresenta demandas
Fonte Portal Fato Real
Uma manifestação, pacífica e ordeira, está prevista para este sábado (17) para chamar a atenção de autoridades e população sobre a BR 040. A concentração será partir das 10h e saída prevista para as 11h do bairro Jardim Canadá (Nova Lima) seguindo sentido Rio de Janeiro até o Alphaville Lagoa dos Ingleses, de onde se dispersará.
Segundo o “Movimento SOS 040”, será uma manifestação republicana, ordeira e pacífica. Não haverá interrupção do trânsito, os veículos se manterão na faixa da direita, em velocidade condizente com o trecho e respeitando o Código Brasileiro de Trânsito.
Trecho da morte
No relatório elaborado pelo Engenheiro Hérzio Mansur, integrante de um grupo de trabalho de segurança no trânsito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), no período de dezembro/2020 a dezembro/2022, em apenas 02 anos, foram reportados 53 óbitos em um trecho de 53 km (kms 563-617), ou seja: praticamente 1 óbito por quilômetro.
Além da falta de trevos seguros, barreiras centrais e áreas de escape, um dos maiores fatores de risco, aponta o “Movimento SOS 040, é o grande número de carretas de minério que transitam pelo trecho, sendo envolvidas em 50% dos sinistros ocorridos
Demandas do “Movimento SOS 040”
1- Intervenções imediatas nos pontos críticos nesse trecho da rodovia. As mais urgentes seriam:
a) Instalação de área de escape nos declives denominados Celinha e Pires.
b) Instalação de barreiras centrais eficientes nos pontos de maior incidência de colisões frontais e travessias proibidas.
c) Intervenções nos pontos onde não há fluidez (exemplo: pontes do km 615,6 e 615,8).
d) Intervenções nos pontos de acesso com alto volume de travessia de veículos (exemplo: “trevo” de Moeda).
e) Instalação de balança para caminhões de carga.
2- Realização da duplicação do trecho entre Nova Lima a Conselheiro Lafaiete.
3- Regulação e regulamentação das atividades de transporte de minério na região do quadrilátero ferrífero, com a sua logística respeitando os direitos dos demais usuários.
4- Reforço imediato das bases existentes da PRF que cobrem esse trecho, em especial entre BH e Conselheiro Lafaiete. Ampliar o pessoal efetivo para as ações de fiscalização e monitoramento. Modernizar os equipamentos de monitoramento da via. Esse trecho tem especificidades, como alto volume de caminhões de carga pesada, que o diferencia de outros em rodovia federal. Em especial, a manutenção no local atual e melhoria geral do Posto PRF Congonhas, com reforços materiais e de equipe.
5- Participação de representantes dos usuários nas discussões sobre a segurança da via.
Comentários do Facebook