Made in Minas Gerais: Rota do Queijo começa nesta quinta (12); confira a programação

Made in Minas Gerais: Rota do Queijo começa nesta quinta (12); confira a programação
O queijo Canastra vem da região de São Roque de Minas, uma das dez produtoras de Queijo Minas Artesanal (QMA) no Estado Foto: Leo Bicalho / Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Evento terá programação de palestras, shows, exibição de documentário e feira para promover os queijos artesanais, além de visita guiada no Mercado Central

O Tempo    Por Paulo Campos

 

Desta quinta (12) até sábado, a Culturar e a Cemig promovem o evento Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas – Sabores que Conectam no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal com uma programação dedicada a homenagear a mineiridade a partir do queijo artesanal, patrimônio imaterial do Estado. Ao longo dos três dias, o projeto promove uma série de ações formativas, degustações, intervenções artísticas e feira de queijos mineiros, com o propósito de promover as iguarias e contribuir para o fortalecimento de circuitos turísticos que têm a tradição queijeira como atrativo. “Nesta quinta edição, o Made in Minas Gerais se junta oficialmente à Rota do Queijo de Minas para promover o turismo cultural e de experiências pelas regiões e fazendas produtoras dessa iguaria. Para que as pessoas possam visitar os queijeiros e vivenciar uma história de mais de 300 anos que se confunde com a do próprio território”, aponta Jordane Macedo, curador gastronômico e idealizador do evento.

Em constante expansão, a Rota do Queijo de Minas é pioneira no Estado e, desde 2022, constrói um mapa das principais queijarias que possibilitam aos turistas uma vivência de sua produção. O projeto começou em São Roque de Minas, na serra da Canastra, onde instalou placas com QR CODES que levam a um roteiro em que é possível escolher uma fazenda queijeira e, em apenas um click, navegar na plataforma Google Maps, que tem indicadas informações como horário de funcionamento, principais produtos e prêmios conquistados. Atualmente, são 18 queijarias mapeadas na Canastra, 20 na região da Mantiqueira e seis em Araxá. Para fomentar ainda mais a conexão entre produtores e consumidores, o projeto ainda marca presença no Mercado Central de Belo Horizonte e promove rodadas de negócios para apresentar os queijos das fazendas participantes a lojistas de Belo Horizonte.

“Para o Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas – Sabores  que Conectam, montamos uma agenda de atividades com objetivo de contribuir no desenvolvimento de um público consciente da qualidade e da importância do queijo mineiro como patrimônio cultural. Com foco no consumidor final, e ainda servindo como catalisador para a inovação gastronômica, ao incentivar chefs e restaurantes a criarem pratos que valorizem os queijos mineiros”, ressalta Jordane. Os visitantes poderão degustar produtos premiados, comprar os seus favoritos e aprender sobre os modos de fazer o queijo artesanal e como maturar e conservar o queijo em casa. "Temos um queijo de qualidade comprovada tanto no paladar como na segurança da produção e comercialização, que seguem os parâmetros dispostos na Lei 21.157 de 2018, de autoria do deputado estadual Antônio Carlos Arantes”, completa.

O evento também será uma oportunidade de conhecer os super queijos, um movimento de valorização e promoção dessas iguarias que desafia as regiões reconhecidas a produzir o maior exemplar já registrado, seguindo as regras e técnicas tradicionais. Com a meta de atuar em todas as regiões queijeiras de Minas, já foram produzidos o Canastra Imperial, com mais de 30 kg; o Soberano da Mantiqueira, que terá mais de 100 kg depois de maturado; e o Gran Araxá, com 50 kg depois da guarda. “Será um encontro inédito de todos os Super Queijos já produzidos, com direito a uma palestra sobre o projeto com nosso time de especialistas Renata de Paoli Santos, Cassiano Peluso, Ivair e Lúcia Oliveira, além de mim”, pontua Jordane. 

Além das ações no MM Gerdau, o evento apresenta uma campanha inédita no Mercado Central. Até o dia 14 de setembro, quem comprar um queijo das fazendas integrantes da Rota do Queijo em lojas sinalizadas do Mercado irá ganhar um cupom para concorrer a uma viagem oferecida pela Jornada do Queijo pela Serra da Canastra para uma imersão na cultura queijeira, incluindo hospedagem, alimentação, experiências e transporte interno para duas pessoas. O sorteio será realizado, ao vivo, no Mercado Central na tarde de 14 de setembro, quando também vai ocorrer uma visita guiada com degustação de queijos mediada pela especialista em produção queijeira Renata de Paoli Santos e uma cozinha ao vivo com o chef Ilmar Costa, utilizando produtos da Rota do Queijo. “Levamos a Rota do Queijo de Minas também para o Mercado Central, para possibilitar aos visitantes uma viagem pelos diferentes terroirs mineiros a partir dos queijos. Um projeto de valorização dos produtos, fomento dos produtores e divulgação dessas rotas turísticas”, finaliza Jordane. 

A programação do Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas – Sabores  que Conectam tem entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços.

Serviço:
O que: Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas – Sabores que Conectam
Onde: Museu das Minas e do Metal (praça da Liberdade) e Mercado Central
Quando: 12 a 14 /

 

Confira a programação:

12/9: MM Gerdau 
19h às 22h: apresentação Rota do Queijo de Minas, com degustação de queijos harmonizados com cerveja, vinhos, cachaça e doces mineiros.
20h30: apresentação da Orquestra Mineira de Viola Caipira

 

13/9: MM Gerdau
10h às 17h: feira de queijos e outros produtos mineiros de excelência
10h30: palestra Turismo queijeiro - Além da vivência, com Renata de Paoli Santos
11h30: palestra Super Queijos, com Jordane Macedo, Renata de Paoli Santos, Cassiano, Ivair e Lúcia Oliveira
13h30: apresentação do violinista Flávio Monteiro
14h30: palestra Queijos e Fungos, com Lúcia Oliveira
15h30: degustação de Queijos Mineiros - De onde vem esse trem? Conectando o mundo urbano com o rural através dos queijos, com Renata de Paoli Santos e produtor convidado
16h30: exibição do documentário Embratur Rota do Queijo de Minas

 

14/9: MM Gerdau
10h às 17h: feira de queijos e outros produtos mineiros de excelência
10h30: degustação de Queijos Mineiros - De onde vem esse trem? Conectando o mundo urbano com o rural através dos queijos, com Renata de Paoli Santos e produtor convidado
11h30: palestra Como maturar e conservar seu queijo em casa, com Renata de Paoli Santos
12h30: exibição do documentário Embratur Rota do Queijo de Minas
13h30: aresentação do saxofonista EDSAXX

14/9: Mercado Central
Visita Guiada com Renata De Paoli pelas lojas de queijos, com degustações. Inscrição gratuita (20 pessoas), com cozinha ao vivo com o Chef Ilmar Costa (Casa Cheia)
Lojas do Mercado Central participantes da Campanha: Loja do Itamar, Ronaldo Queijos e Cachaça, Estação da Canastra, empório Herança Mineira, Cantim de Formiga, empório Central do Queijo, Queijaria do Noé, Caminho da Roça e padaria Du Pain