Juiz de Fora entre as melhores cidades da região: São João del-Rei e Muriaé também estão no ranking

Juiz de Fora entre as melhores cidades da região: São João del-Rei e Muriaé também estão no ranking
Foto Felipe Couri
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Municípios da Zona da Mata estão entre as primeiras posições do ranking de melhores cidades; saiba critérios avaliados

Por Tribuna

 

Um ranking feito com base no Índice de Progresso Social (IPS) listou as melhores cidades brasileiras para se viver de acordo com a qualidade de vida. Entre os municípios mineiros, cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes se destacaram e chegaram a aparecer entre as primeiras posições. É o caso de São João del-ReiJuiz de Fora e Muriaé, que ocupam, respectivamente, o 10°, 12° e 30° lugar.

Para a avaliação, foram utilizados dados públicos que avaliam 53 indicadores diferentes. As dimensões de necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades guiam esses critérios. A partir disso, os dados são analisados anualmente e pontuados de 0 a 100.

A pontuação dos municípios citados foi de 67,47, 67,32 e 65,93. Em termos nacionais, as três localidades ocupam as posições 124, 132 e 298. Já as piores cidades para se viver na região, de acordo com o ranking, são Fervedouro, Coimbra e Cajuri.

Como é feito ranking de melhores cidades

O ranking de melhores cidades é feito a partir dos estudos do Índice de Progresso Social, que mede a realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios brasileiros. A partir desses dados, é analisada a capacidade de municípios e estados em atender às necessidades básicas das pessoas em diferentes âmbitos.

As três dimensões citadas são avaliadas de acordo com outros componentes, como: Nutrição e Cuidados Médicos Básicos; Água e Saneamento; Moradia; Segurança Pessoal; Acesso ao Conhecimento Básico; Acesso à Informação e Comunicação; Saúde e Bem-estar; Qualidade do Meio Ambiente; Direitos Individuais; Liberdades Individuais e de Escolha; Inclusão Social; Acesso à Educação Superior.