Juiz de Fora e região tem alerta de tempestade com vendaval de até 100 km/h e queda de granizo

Juiz de Fora e região tem alerta de tempestade com vendaval de até 100 km/h e queda de granizo
Previsão do tempo indica tempestade em Juiz de Fora e região — Foto: Fellype Alberto/g1
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Previsão indica até 100 milímetros de chuva ao longo do sábado. Instabilidade seguirá até a manhã da segunda-feira, com chuva a qualquer momento do dia.

Por Nathália Fontes*, g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

Um alerta de tempestade foi emitido para Juiz de Fora e região nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso se estende até o fim da noite de sábado (19).

Até lá, a previsão indica chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros ao dia. Além disso, terá ventos fortes, que podem alcançar até 100 km/h, e risco de queda de granizo.

As condições climáticas estão sendo influenciadas pela presença de áreas de instabilidade, associadas ao calor e à umidade dos cavados, o que intensifica o potencial para tempestades em boa parte de Minas Gerais, incluindo Zona da Mata e Campo das Vertentes.

A estimativa, segundo o Inmet, é de chuvas iniciando na tarde desta sexta e avançando também pelo sábado, domingo e manhã de segunda-feira (21) a qualquer hora do dia. Em função do excesso de nuvens, a temperatura máxima tende a ficar mais amena, não passando dos 23 ºC.

Defesa Civil de Juiz de Fora também emite alerta

A Defesa Civil de Juiz de Fora também publicou alerta orientando a população sobre o volume de chuva no fim de semana.

"A população deve ficar atenta para indícios de ameaça de deslizamentos, como trincas, fissuras nas moradias, trincas, movimentação de solo nos terrenos, e dificuldade de abrir portas e janelas. Quem estiver em local seguro, deve permanecer até o fim da chuva intensaAlém disso, as pessoas devem evitar transitar em áreas com histórico de alagamento e próximas a córregos, canais e rios", disse a nota.

Caso necessário, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

*estagiária sob supervisão de Juliana Netto