Horário eleitoral gratuito na TV e no rádio termina hoje

Horário eleitoral gratuito na TV e no rádio termina hoje
Imagem ilustrativa de propaganda eleitoral gratuita na TV Foto: Igor do Vale/Folhapress Arquivo
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Caso haja segundo turno, propaganda volta no dia 11

O Tempo   Por Lucyenne Landim

 

BRASÍLIA - O horário eleitoral exibido no rádio e na televisão pelo primeiro turno das eleições municipais terá fim nesta quinta-feira (3). A modalidade de propaganda gratuita teve início em 30 de agosto, duas semanas depois do início da campanha eleitoral pelos candidatos aos cargos de prefeito (em chapa com o vice) e vereador.

Na véspera, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, declarou que o horário eleitoral era “um espaço de exercício democrático de informação” pelo qual "se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos". 

Por mais de um mês, eleitores ouviram e assistiram a apresentação de propostas e da campanha dos candidatos em uma programação dividida em dois blocos diários, de 10 minutos cada, de segunda-feira a sábado. No rádio, o horário foi de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Na TV, entre 13h e 13h10 e entre 20h30 e 20h40. 

O horário gratuito também contou com inserções, ou seja, um tempo reservado no intervalo da programação das emissoras. Foram 70 minutos diários de inserções. Desse tempo, 60% - o equivalente a 42 minutos - foi reservado aos candidatos às Prefeituras. Os 40% restantes – ou 28 minutos - foram reservados aos candidatos às Câmaras Municipais. 

O horário eleitoral será retomado para o segundo turno e exibido entre os dias 11 e 25 de outubro, nas cidades em que a disputa avançar para decisão em 27 de outubro. 

eleição deste domingo (6) será para o primeiro turno. Os eleitores devem se dirigir às suas seções eleitorais dentro do horário padrão de 8h às 17h, seguindo o fuso de Brasília, portando documento oficial com foto.