É hoje: Japão tenta se tornar o quinto país do mundo a pousar na Lua

É hoje: Japão tenta se tornar o quinto país do mundo a pousar na Lua
É hoje: Japão tenta se tornar o 5º país do mundo a pousar na Lua Representação artística da sonda lunar SLIM, do Japão. Crédito: JAXA
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

O SLIM deverá chegar na superfície da Lua às 12h20 no horário de Brasília; agência irá transmitir pouso ao vivo

Itatiaia   Por  

 

Chegou o dia! ????????

2024 mal começou e já temos um pouso na Lua! A missão Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) se prepara para chegar à Lua nesta sexta-feira (19). Mas dessa vez o passeio será com um explorador de alta precisão, chamado de módulo SLIM (módulo de pouso inteligente para investigar a Lua, na sigla em inglês).

Dando sequência à intensa temporada de missões lunares não tripuladas, chegou a vez da Jaxa, a Agência Espacial Japonesa, fazer uma tentativa de realizar um pouso suave na Lua. Se tudo der certo, o Japão será o 5° país a realizar a alunissagem - termo usado para um pouso lunar - depois da Rússia, Estados Unidos, China e Índia. No primeiro caso, astronautas norte-americanos chegaram a pisar no solo do satélite, em 1972 — na famosa missão Apollo 17.

Segundo a Jaxa, o pouso lunar está programado para acontecer nesta sexta (19), às 12h20 no horário de Brasília. As expectativas da agência são altas, já que a missão vai determinar a capacidade do país com um pouso de alta performance.

Captura de tela 2024-01-19 091408.png

O SLIM deverá chegar na superfície da Lua às 12h20 no horário de Brasília; agência irá transmitir ao vivo

Como será o pouso do módulo. — Foto: JAXA/Divulgação

 

Apelidado de Monn Sniper (Atirador Lunar), o módulo irá tentar fazer o pouso mais preciso de todos os outros já feito na Lua. O local para previsão de estacionar o SLIM, será na cratera Shiolli. Se der certo, esse vai ser outro marco importante para o país. Pois pousar no solo lunar é uma tarefa muito díficil, ainda mais com tanta precisão como almeja o Japão.

Em um comunicado nas redes sociais e no site da agência, o pouso será um marco de uma era. ‘O sucesso dessa missão assinalaria a transição de uma era de “aterrissar onde pudermos” para uma era de “aterrissar onde quisermos” em futuras missões lunares, disse.

SLIM ????????

O SLIM (módulo de pouso inteligente para investigar a Lua, na sigla em inglês) tem cerca de 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura. Por isso, a brincadeira com o seu nome em inglês (um acrônimo que quer dizer magro).

⏳De acordo com a agência a Jaxa, será preciso cerca de um mês para verificar se o SLIM alcançou os seus objetivos de alta precisão.

Chegou o dia ⏰

Podendo se tornar um momento histórico, milhares de pessoas em todos os lugares do mundo também pode se sentir ‘um pouco mais perto’ do espaço, já que será possível acompanhar o pouso do SLIM.

Marcado para às 12h20, o módulo deve começar sua descida cerca de 20 minutos antes, por volta das 12h. Tudo será transmitido pelo YouTube da JAXA em inglês e japonês, a live com todos os detalhes da missão começa às 11h. Lembrando que todos os horários são de Brasília.

Se tudo der certo, pesquisadores esperam que o SLIM possa ser útil em futuras missões em outros mundos com recursos ainda mais escassos que a Lua.

WhatsApp Image 2024-01-19 at 09.19.40.jpeg

Transmissão será ao vivo - É hoje: Japão tenta se tornar o 5º país do mundo a pousar na Lua

Reprodução - Youtube Jaxa