Dupla de traficantes é presa por duplo homicídio e tripla tentativa de homicídio em BH

Crime seria vingança de outro assassinato, em Esmeraldas; um terceiro suspeito morreu durante perseguição policial
O Tempo Por Bruno Daniel
Dois traficantes de 32 anos, da cidade de Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, estão presos preventivamente, suspeitos de terem assassinado dois homens e tentado matar outros três em Belo Horizonte. Os crimes ocorreram no bairro São Marcos, região Leste da capital mineira, e seriam um acerto de contas pelo homicídio de outro homem, também em Esmeraldas. Um terceiro suspeito de envolvimento no crime morreu durante uma perseguição policial no Rio de Janeiro.
A história começa em maio de 2022, quando um traficante de Esmeraldas foi assassinado por um homem de 31 anos, em disputa por pontos de tráfico de drogas. Após o crime, o suspeito, identificado como Paulo, fugiu para Belo Horizonte e passou a usar o nome de Iago, vivendo sob essa identidade por um ano.
Em 10 de setembro de 2023, segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Iago organizou um churrasco em frente à sua residência, com vários convidados. Por volta de 20h30, um carro prata parou no local, e três homens desceram do veículo. Após chamarem por Iago, eles começaram a atirar contra várias pessoas presentes na festa. “Foram contabilizados cerca de 30 disparos com armas de diferentes calibres, incluindo 12mm, 9mm e 380”, detalha a delegada Mônica Perpétua, titular da Delegacia de Homicídios Leste da PCMG.
Iago e um outro homem, de 23 anos, morreram no local. Outras três vítimas — uma mulher de 19 anos e dois homens de 20 e 22 anos — ficaram feridas, mas sobreviveram.
Ligação com outro crime e conclusão do inquérito
A Polícia Civil de Minas Gerais já investigava outro homicídio ocorrido em Santa Luzia e, ao iniciar o inquérito sobre o crime no bairro São Marcos, descobriu que dois dos suspeitos estavam envolvidos em ambos os casos, já que as provas começaram a se interligar. Os suspeitos seriam primos do traficante morto em Esmeraldas e teriam cometido o crime no bairro São Marcos como vingança pela morte do familiar.
Após a análise das provas e outras diligências, a PCMG solicitou a prisão preventiva dos três suspeitos. Um deles foi preso em fevereiro deste ano, após tentar enganar a polícia usando o trabalho como álibi. Ele chegou a ser solto, mas, com a conclusão do inquérito, foi novamente preso preventivamente. O outro suspeito, primo da vítima de Esmeraldas, também foi preso preventivamente.
O terceiro suspeito, também parente do homem morto em Esmeraldas, fugiu para o Rio de Janeiro. Em maio deste ano, ele se envolveu em uma perseguição policial no estado fluminense, durante a qual o carro dele e a viatura policial capotaram. Ele e dois policiais militares morreram no incidente.
Os dois homens que estão presos podem ser indiciados por dois homicídios qualificados e três tentativas de homicídio. A delegada Mônica Perpétua destaca a importância da prisão dos suspeitos, considerando o longo histórico criminal deles.
“Eles têm envolvimento com o tráfico de drogas e são investigados por, pelo menos, cinco homicídios em Belo Horizonte, além de outros em Esmeraldas. Vamos torcer para que a violência diminua nas áreas em que atuavam”, comenta.
Comentários do Facebook