Dezembro Laranja: Ação gratuita para detecção de câncer de pele é realizada em Juiz de Fora
Organizada pelo Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, ação acontece no dia 7 de dezembro
Por Tribuna
No próximo sábado (7), o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) vai realizar uma ação de saúde gratuita que integra a campanha nacional Dezembro Laranja, voltada para a prevenção do câncer de pele. Serão realizados atendimentos no ambulatório da instituição (Rua Paulo de Souza Freire 33, no Bairro São Mateus) entre 9h e 15h, feitos por ordem de chegada, com distribuição de senhas. As consultas serão com dermatologistas voluntários, que vão fazer a triagem e a orientação sobre os cuidados com a pele, além da identificação de possíveis lesões que necessitem de acompanhamento médico.
O câncer de pele não melanoma é o tumor maligno mais comum no Brasil, representando 31% dos casos. A exposição excessiva ao sol, principalmente aos raios ultravioletas, são o principal fator de risco. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a conscientização sobre o diagnóstico precoce e a adoção de medidas de proteção são fundamentais para reduzir o impacto da doença.
Este ano, a campanha Dezembro Laranja tem como foco a individualidade, orientando as pessoas a escolherem as formas de proteção mais adequadas ao seu tipo de pele e rotina. Além dos atendimentos, o HMTJ ampliará a ação oferecendo a possibilidade de realizar pequenas cirurgias, quando viáveis, e fazendo os encaminhamentos necessários para tratamentos mais complexos.
Fatores de risco, sinais de alerta e como se proteger
Histórico familiar, queimaduras solares frequentes e a presença de pintas e sardas são apontados pelas autoridades de saúde como fatores de risco para o câncer de pele. Pessoas com a pele muito clara, que têm facilidade para se queimar e dificuldade para bronzear, também estão mais suscetíveis. A partir dos 65 anos, o risco aumenta, e quem já teve câncer de pele deve redobrar os cuidados.
Os sinais mais comuns de alerta incluem lesões na pele que sangram facilmente, pintas que mudam de cor ou apresentam bordas irregulares e manchas que não cicatrizam. Caso algum desses sintomas seja identificado, é essencial procurar um dermatologista para a avaliação.
A prevenção continua sendo a melhor forma de evitar o câncer de pele. Além do uso diário de protetor solar com FPS 30 ou maior, a orientação é adotar hábitos como o uso de roupas e chapéus para proteger-se da exposição solar direta, especialmente entre as 9h e as 15h, quando os raios ultravioletas estão mais intensos.
A SBD recomenda, ainda, a consulta regular com dermatologistas para acompanhamento e orientação sobre a melhor forma de proteger a pele de acordo com as necessidades de cada pessoa. A campanha Dezembro Laranja é realizada em todo o Brasil e busca informar a população sobre os riscos do câncer de pele e a importância do diagnóstico precoce, para que mais pessoas possam se proteger e tratar as lesões a tempo.
Comentários do Facebook