Detento que fugiu ao desembarcar de viatura no retorno de consulta médica segue dois meses foragido

Detento que fugiu ao desembarcar de viatura no retorno de consulta médica segue dois meses foragido
Imagem mostra detento fugindo em Matias Barbosa, para onde foi levado após ser preso em Juiz de Fora — Foto: Reprodução
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Leoney de Oliveira Cruz, de 38 anos, golpeou um dos agentes na chegada do Presídio de Matias Barbosa ao retornar do atendimento médico.

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

 

O detento Leoney de Oliveira Cruz, de 38 anos, que fugiu ao desembarcar de uma viatura nas proximidades do Presídio de Matias Barbosa na volta de uma consulta médica, segue foragido após dois meses.

A informação foi confirmada pela Secretaria do Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) na quarta-feira (7).

TV Integração e o g1 tiveram acesso ao registro policial e às câmeras de seguranças que registraram a perseguição ao preso. Assista acima.

Para conseguir escapar da prisão seis dias após ser preso por dois roubos em série em Juiz de Fora, ele simula dores no pé. Um dos agentes que fazia a escolta retira a tornozeleira eletrônica do detento, que, mesmo algemado, consegue fugir. Ele, então, entra por uma área de mata e desaparece.

 

Relembre o passo a passo da fuga

  • Leoney é preso em Juiz de Fora no dia 3 de junho após cometer dois roubos em série. Ele foi levado ao presídio de Matias Barbosa, cidade que fica a 20 km de onde foi detido;
  • No dia 8, já preso, pede atendimento médico alegando fortes dores, e policiais penais percebem que o nariz dele estava sangrando. O Samu foi chamado para prestar socorro;
  • O detento é encaminhado à Policlínica de Matias Barbosa e recebe atendimento, sendo necessário encaminhamento ao HPS, em Juiz de Fora;
  • Durante todo o processo, segundo o registro, Leoney estava em uma cadeira de rodas, alegando ter torcido o tornozelo;
  • homem retorna à unidade prisional de Matias Barbosa, onde, conforme o BO, desce da viatura penal seguindo o procedimento padrão (escoltado, com tornozeleira e algemas);
  • No momento do desembarque, se queixa de dores no pé. Um dos policiais retira o equipamento do tornozelo dele, que permanece algemado e escoltado;
  • Em determinado momento, Leoney pisa no pé de um dos agentes e, em seguida, aplica um golpe. Ele sai correndo, segue pela avenida principal de Matias Barbosa (momento registrado pelas câmeras) e entra em uma região de mata. Policiais tentam alcançá-lo, mas sem sucesso.

 

Ainda segundo consta no registro policial, os agentes estavam armados, mas optaram por não atirar devido à fuga e por não possuírem previsão legal.

Leoney de Oliveira Cruz deu entrada no Presídio de Matias Barbosa em 4 de junho. — Foto: Sejusp/MG

Leoney de Oliveira Cruz deu entrada no Presídio de Matias Barbosa em 4 de junho. — Foto: Sejusp/MG

 

Série de roubos

 

Leoney havia sido preso em Juiz de Fora após, em um intervalo de três horas, se passar por cliente de imobiliária e paciente de uma clínica odontológica para roubar carros, cartões de créditos e outros materiais. Ele foi preso depois de fazer compras em um shopping na Zona Norte da cidade.

Ainda segundo apurado pela TV Integração, Leoney já teve passagens pelo sistema prisional em 2008 e 2002. Qualquer informação pode ser enviada através do 181 - Disque Denúncia Unificado.