Incêndio no Itacolomi, em Ouro Preto, entra no 6º dia; combate segue em outros três parques em MG

Incêndio no Itacolomi, em Ouro Preto, entra no 6º dia; combate segue em outros três parques em MG
Foto mostra brigadistas durante os combates em Ouro Preto Foto: Gabriela Carvalho / Grupo Plantão da Cidade - Ouro Preto
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Militares do Corpo de Bombeiros atuam para controlar chamas em pelo menos quatro áreas de preservação nesta terça-feira (26)

O Tempo   Por José Vítor Camilo

 

Entrou em seu sexto dia de combate, nesta terça-feira (27 de agosto), o incêndio que consome desde a última quinta-feira (22) o Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. Além do parque, militares do Corpo de Bombeiros seguem atuando em pelo menos outras três unidades de conservação de Minas Gerais. 

De acordo com a corporação, equipes serão mobilizadas para o Itacolomi e aguardam as condições do tempo para determinar a melhor estratégia de combate, devido à baixa visibilidade e o alto risco em campo. Uma aeronave deverá auxiliar os militares e brigadistas caso haja condições de voo. 

Na segunda-feira (26), oito militares dos bombeiros e 50 pessoas, entre brigadistas do parque e voluntários, atuaram na região. O helicóptero da Polícia Militar (PM) também participou do 5º dia de combate. 

Fogo em outras regiões

Ainda de acordo com o balanço divulgado nesta terça pelo Corpo de Bombeiros, as chamas também são combatidas pela corporação na Estação Ecológica Estadual Mata dos Ausentes, na cidade de Senador Modestino Gonçalves, na região do Jequitinhonha. O acionamento foi feito às 5h no entorno da unidade de conservação. 

Também há combate ao fogo na Área de Preservação Permanente (APA) Estadual Alto do Mucuri, em Ladainha. No local, foi constatado que trata-se de uma área onde o proprietário realizou desmatamento e colocou fogo nos materiais lenhosos. Porém, devido à inclinação do terreno, as chamas acabaram atingindo a pastagem e uma mata próxima. 

Por fim, os militares atuam no Parque Estadual da Serra do Cabral, em Buenópolis, na região Central do Estado. Na unidade, bombeiros e brigadistas fazem o combate com o uso de abafadores e soprador na região conhecida como Pedra alta. 

Chamas controladas na serra do Brigadeiro 

Após nove dias de combate intenso, os bombeiros conseguiram controlar, na tarde de segunda-feira, o incêndio que consumia o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, em Araponga, na Zona da Mata. 

Segundo a corporação, choveu durante a madrugada e manhã em toda a região, o que contribuiu para que as chamas não retornassem. Todos os focos foram debelados e satélites também não identificaram novos pontos.