Delegado da PF é confirmado como o primeiro brasileiro a comandar a Interpol
O delegado Valdecy Urquiza foi escolhido pela maioria dos 196 países membros e assumirá o cargo na próxima quinta-feira (7)
BRASÍLIA – O delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza foi confirmado nesta terça-feira (5) como novo secretário-geral da Interpol, a maior organização policial do mundo. A votação ocorreu durante a Assembleia-Geral da entidade em Glasgow, na Escócia, e marca a primeira vez em 100 anos que um brasileiro comandará a instituição.
Urquiza foi escolhido pela maioria dos 196 países membros e assumirá o cargo na próxima quinta-feira (7), ao término do mandato do atual secretário-geral, Jürgen Stock, da Alemanha. A eleição, feita em junho pelo Comitê Executivo da Interpol em Lyon, foi ratificada oficialmente nesta terça-feira, garantindo a Urquiza um mandato até 2029.
A campanha que levou à eleição de Urquiza foi feita em um esforço conjunto da PF, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e teve como principal foco a prioridade do Brasil no combate ao crime organizado transnacional. Durante o discurso, o tema foi abordado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
"Hoje, o crime é uma ameaça para todas as nações, independentemente da geografia, dos níveis de desenvolvimento e dos sistemas de governo. Por essa razão, usamos uma palavra como mantra no combate ao crime no Brasil: integração. E nenhuma outra agência internacional está melhor posicionada do que a Interpol para a tarefa de melhorar as parcerias em todo o mundo e em todos os seus formatos”, disse.
A Interpol, ou Organização Internacional de Polícia Criminal, é a maior entidade policial do mundo. Sua principal função é facilitar a cooperação internacional entre as forças policiais, apoiando o combate a crimes transnacionais, como tráfico de drogas, terrorismo, crimes cibernéticos e tráfico de pessoas.
Com sede em Lyon, a Interpol promove o compartilhamento de informações e dados sobre crimes e criminosos, oferece suporte técnico e operacional e coordena operações conjuntas, visando aprimorar a segurança global e a eficácia no combate ao crime organizado.
Quem é Urquiza
Valdecy Urquiza, de 43 anos, é delegado da Polícia Federal desde 2007 e possui experiência em cooperação internacional. Nascido em São Luís, no Maranhão, formou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará. Ele também é ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.
Em 2021, Urquiza foi eleito vice-presidente das Américas do Comitê Executivo da Interpol. Ele já atuou como Diretor-Adjunto para Comunidades Vulneráveis e Diretor de Combate ao Crime Organizado da Secretaria-Geral da Interpol em Lyon, na França, onde implementou estratégias de combate ao tráfico de pessoas.
Comentários do Facebook