BR-381: assinatura do contrato de concessão da ‘Rodovia da Morte’ é adiada para o início de 2025
Empresa que venceu o leilão da BR-381 pediu um prazo maior de 45 dias para a assinatura do contrato
Itatiaia Por Marcelo da Fonseca
A assinatura do contrato de concessão da BR-381, entre Caeté e Governador Valadares, que estava marcada para o dia 2 de dezembro foi adiada para janeiro do ano que vem.
De acordo com comunicado relevante divulgado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), a comissão de outorga atendeu a um pedido da empresa que venceu o leilão da BR-381, a 4UM Fundo de Investimentos em Participações em Infraestrutura, que solicitou a prorrogação do prazo por mais 45 dias.
Segundo o órgão federal, o motivo do pedido para a extensão do prazo foi a necessidade de mais tempo para a “comprovação de atendimento das condições prévias a assinatura do contrato de concessão”.
Com a prorrogação, a expectativa é que a concessão seja assinada até o dia 24 de janeiro.
Leilão da ‘Rodovia da Morte’
Em agosto, a empresa 4UM venceu a licitação da BR-381, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A concessionária vai investir R$ 9 bilhões em obras e na gestão da rodovia mineira em 30 anos de concessão.
O grupo 4UM apresentou o valor de desconto de tarifa de 0,94% sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km), com data base de jan/23. O outro concorrente foi a Opportunity Dinâmico FIP Multiestratégica Investimento no Exterior (Corretora XP Investimentos), com uma proposta de desconto de 0,10%.
Conheça o projeto da BR-381
Segundo o Ministério dos Transportes, entre as melhorias previstas para a BR-381 estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente): Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; Timóteo.
Além disso, a concessionária oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.
O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
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