Black Friday: O guia completo para você fazer as melhores compras em 2024
Veja quais produtos estão em promoção, quais são os melhores eletrodomésticos, como você pode comprar com segurança e muito mais
O TEMPO
A Black Friday 2024 está se aproximando já começa a atrair a atenção dos consumidores brasileiros. Para auxiliar na escolha dos melhores produtos e também para ajudar o consumidor a se prevenir de golpes, criamos um guia completo - que será constantemente atualizado. Confira-o abaixo.
Quando é a Black Friday 2024?
Com surgimento nos Estados Unidos, a Black Friday se solidificou o principal evento comercial de descontos em produtos e serviços também no Brasil. Em 2024, o evento acontecerá no dia 29 de novembro.
Historicamente, a Black Friday em sendo realizada na última sexta-feira de novembro, período próximo ao Dia de Ação de Graças, feriado importante no país norte-americano.
Como evitar golpes na Black Friday?
As boas oportunidades da Black Friday são, também, cercadas por várias tentativas de golpes. Por isso, é preciso ficar atento as ofertas que são feitas para não perder dinheiro e, ainda, ficar sem o produto desejado.
Uma das principais sugestões é ficar atento aos links recebidos de ofertas muito atrativas. Portanto, desconfie se o desconto for grande demais de acordo com o preço médio daquele produto. Muitas vezes, podem ser criminosos que estão utilizando da ansiedade do consumidor para roubar dinheiro.
É sempre também aconselhável ficar atento ao site que você está fazendo a compra. Confira a reputação dele na internet, principalmente na plataforma Reclame Aqui, avaliando cumprimento de entregas e capacidade de resolução de problemas.
Também vale pesquisar o histórico de preços do produto desejado. Em muitos casos, lojas aproveitam para aumentar o preço original e, com o desconto aplicado, o valor final fica o mesmo. Em geral, há muito golpes comuns na Black Friday, que merecem a atenção do consumidor.
Sites confiáveis para comprar na Black Friday: Lista atualizada para 2024
Por falar em sites, é importante saber quais sites confiáveis para fazer compras na Black Friday. O Procon-SP divulgou uma lista de sites que devem ser evitados em 2023 e, abaixo, listamos dez que são recomendados.
- Amazon
- Araujo
- Mercado Livre
- Kabum!
- Casas Bahia
- Magazine Luiza
- Ponto Frio
- Shopee
- Netshoes
- Dafiti
Quais os produtos mais procurados na Black Friday?
O brasileiro também mantém originalidade ao buscar produtos em promoções. Em 2023, por exemplo, os ventiladores estavam entre os itens de maior desejo dos consumidores no país, algo que é compreensível já que o Brasil enfrentava uma onda de calor severa na época das promoções. Outro item que também ganhou destaque por ser 'diferente' do habitual é o sabão em pó.
- Fritadeira elétrica
- Ventilador
- Videogame
- TV
- Celulares
As 5 melhores air fryers para comprar na Black Friday
Alguns dos favoritos dos clientes são as air fryers, as famosas fritadeiras elétricas. Um eletrodoméstico prático, que facilita a alimentação saudável (sem uso de óleo) e ajuda a executar receitas de formas mais simples. Veja sugestões air fryers valem a pena comprar na Black Friday
Veja cosméticos que valem a pena comprar na promoção da Black Friday
Os produtos de beleza, como perfumes, itens de skincare, maquiagens e produtos para o cabelo, estão entre os mais procurados. Em 2023, eles tiveram destaque nas vendas pela internet, com descontos que chegaram a 80%. Confira nossas sugestões de cosméticos para ficar olho na Black Friday.
Qual a origem da Black Friday?
A Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças (última quinta) e abre oficialmente a temporada de compras para o Natal. Historicamente, a data passou a ter importância econômica, com o formato que se conhece hoje, entre os anos 1980 e 1990.
O termo foi utilizado pela primeira vez em 1969, mas a tradição pode ter começado em relação à alavancada do mercado nessa data, já que as lojas vendiam tanto que 'saíam do preto', cor relacionada ao prejuízo. Gradualmente, os descontos e as promoções significativas foram ganhando ainda mais relevância.
Já no Brasil, a primeira Black Friday ocorreu em 2010, em 28 de novembro. Alguns lojistas no país tentaram seguir o exemplo dos Estados Unidos, mas com foco somente nas compras online.
Comentários do Facebook