Atlético encara River para garantir classificação para segunda final de Libertadores de sua história

Atlético encara River para garantir classificação para segunda final de Libertadores de sua história
Galo venceu o River Plate por 3 a 0 na Arena MRV Foto: Fred Magno/ O TEMPO
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Onze anos atrás, Atlético venceu o Olímpia na final da Copa Libertadores e conquistou seu único título da competição

O Tempo Sports    Por Pedro Faria

 

Com uma ótima vantagem construída no primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores, o Atlético viaja até Buenos Aires, na Argentina, para decidir o confronto pela vaga na final contra o River Plate. A bola rola às 21h30 desta terça-feira (28).

Caso se classifique, o Atlético chegará a sua segunda final de Libertadores de sua história, onze anos depois da incrível conquista de 2013. Desta vez, as condições foram diferentes.

A campanha vitoriosa de 2013 ficou marcada pelo pênalti defendido pelo goleiro Victor (agora diretor de futebol do clube) e pelas viradas históricas na semi e na final. 

Se em 2013 as classificações aconteceram com muita emoção e viradas históricas, desta vez, o Atlético teve “menos sofrimento”, com boas partidas e dominando seus adversários. Nas oitavas de final, um empate fora de casa contra o San Lorenzo encaminhou a classificação com uma vitória em Belo Horizonte.

Já nas quartas o desafio mais difícil. Enfrentando o atual campeão da competição, o Atlético foi derrotado por 1 a 0 pelo Fluminense no Maracanã e precisou virar o placar na Arena MRV. Para isso, um “herói” inesperado apareceu. Deyverson, que entrou na partida ainda no primeiro tempo, marcou os dois gols da vitória e garantiu a classificação alvinegra.

Na última terça-feira (22), o Atlético abriu a disputa pela vaga na final recebendo o River Plate em sua casa. Com outros dois gols de Deyverson, e um de Paulinho, o Galo bateu a equipe argentina por 3 a 0 e colocou um pé na final da competição.

Se quiser se garantir de vez na finalíssima, o Atlético precisa fazer um jogo sólido contra o River e as mais de 80 mil pessoas que irão apoiar a equipe no estádio Monumental.

Além disso, há também um tabu a ser quebrado. O River não perde uma partida de volta de mata-mata da Libertadores jogando como mandante desde 2005, quando foi derrotado também na semifinal por 3 a 2 pelo São Paulo, que terminou como campeão da competição naquele ano. De lá até aqui, foram 12 duelos decididos em Buenos Aires, com nove vitórias e três empates.

Atlético e River Plate se enfrentam às 21h30 desta terça-feira (29) no estádio Monumental, em Buenos Aires, na Argentina.