‘Ainda Estou Aqui’: imprensa internacional elogia atuação de Fernanda Torres após estreia em Veneza
Veja sinopse, trailer e repercussão de veículos especializados
Itatiaia Por Pablo Paixão
“Ainda Estou Aqui” estreou no Festival de Veneza nesse domingo (1) e, segundo o portal Deadline, foi aplaudido de pé por 10 minutos após a exibição. O primeiro longa de Walter Salles em 12 anos recebeu avaliações positivas, com destaque para a atuação de Fernanda Torres.
Protagonizado pela atriz, que interpreta Eunice, e Selton Mello, no papel de Rubens Paiva, o filme também conta com atuação de Fernanda Montenegro. Antonio Saboia, Valentina Herszage e Maeve Jinkings também fazem parte do elenco.
Repercussão
O filme brasileiro, além de ser bem recebido pelo público do Festival de Veneza, foi bem avaliado por veículos estrangeiros especializados. O jornal The Guardian deu três estrelas, em cinco, para o longa e o classificou como “um drama sombrio e sincero sobre os desaparecidos da nação”.
Sobre a atuação de Fernanda Torres, o veículo aponta: “Torres faz uma performance incrível e em camadas como a Mãe Coragem dos Paivas, esforçando-se para manter a casa funcionando e lutando constantemente pelo retorno do marido”.
A revista Variety destaca a direção de fotografia do filme - de Adrian Teijido -, que dá ao filme “a textura de uma história que não está sendo contada, mas lembrada”. Além disso, a publicação define o longa como “clássico na forma, mas radical na empatia”.
Por fim, o portal IndieWire rasgou elogios a interpretação de Torres.
A performance de Fernanda Torres como Eunice é tão espetacular quanto sua filmografia sugere, tendo se destacado como uma das maiores atrizes do continente sul-americano e ganhando uma Palma de Ouro de Melhor Atriz. Sua Eunice possui força e estoicismo fenomenais que tornam cada momento de dor que espreitam pelas frestas de sua armadura ainda mais comovente.
Sinopse
O longa é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família. Ambientado no Rio de Janeiro, na década de 1970, o filme apresenta a família Paiva, composto pelo pai, Rubens, a mãe, Eunice, e seus cinco filhos.
Ambientado durante a ditadura militar brasileira, “Ainda Estou Aqui” acompanha a advogada Eunice Paiva que, após o desaparecimento do marido, levado por militares, se viu tendo que sustentar cinco filhos e iniciar uma trajetória de ativismo político buscando justiça pelo marido.
“Ainda Estou Aqui” ainda não tem data oficial para chegar aos cinemas brasileiros.
- Confira o trailer do filme.
Comentários do Facebook