Uso de 'colinha eleitoral' é permitido na hora da votação?

Uso de 'colinha eleitoral' é permitido na hora da votação?
Urna eletrônica disponível para 2024 Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Eleições para prefeito e vereadores serão realizadas em 6 de outubro deste ano

O Tempo    Por Maria Clara Lacerda

 

Em pouco menos de três meses, os municípios brasileiros serão palco de eleições para escolher prefeitos e vereadores. Para as eleições municipais, assim como nas federais, os eleitores podem utilizar uma 'colinha' com os números dos candidatos.

A entrada na cabine de votação com um papel que informe os números dos escolhidos pelos eleitores é, inclusive, incentivada pela Justiça Eleitoral.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a colinha permite uma digitação mais rápida dos números na urna, o que agiliza a votação e ajuda a diminuir as filas. 

Ordem de votação

Mais de 5,5 mil municípios brasileiros terão eleições em 2024. Conforme a legislação eleitoral, o primeiro voto a ser inserido na urna eletrônica é para vereador, seguido pela escolha para prefeito. 

O número do candidato a vereador tem cinco dígitos, sendo os dois primeiros correspondentes ao partido político e os seguintes identificadores do candidato. Para o cargo de prefeito, dois dígitos compõem o número de cada candidato. 

Quando será a eleição?

As eleições de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro, com um eventual segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês - apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores. A votação terá início às 8h (horário de Brasília), com encerramento às 17h.