Uso de 'colinha eleitoral' é permitido na hora da votação?

Uso de 'colinha eleitoral' é permitido na hora da votação?
Urna eletrônica disponível para 2024 Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Eleições para prefeito e vereadores serão realizadas em 6 de outubro deste ano

O Tempo    Por Maria Clara Lacerda

 

Em pouco menos de três meses, os municípios brasileiros serão palco de eleições para escolher prefeitos e vereadores. Para as eleições municipais, assim como nas federais, os eleitores podem utilizar uma 'colinha' com os números dos candidatos.

A entrada na cabine de votação com um papel que informe os números dos escolhidos pelos eleitores é, inclusive, incentivada pela Justiça Eleitoral.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a colinha permite uma digitação mais rápida dos números na urna, o que agiliza a votação e ajuda a diminuir as filas. 

Ordem de votação

Mais de 5,5 mil municípios brasileiros terão eleições em 2024. Conforme a legislação eleitoral, o primeiro voto a ser inserido na urna eletrônica é para vereador, seguido pela escolha para prefeito. 

O número do candidato a vereador tem cinco dígitos, sendo os dois primeiros correspondentes ao partido político e os seguintes identificadores do candidato. Para o cargo de prefeito, dois dígitos compõem o número de cada candidato. 

Quando será a eleição?

As eleições de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro, com um eventual segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês - apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores. A votação terá início às 8h (horário de Brasília), com encerramento às 17h.