TSE decide novo presidente, que substituirá Alexandre de Moraes, em 7 de maio
Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegerá o sucessor do ministro Alexandre de Moraes em votação eletrônica no próximo mês
Itatiaia Por Lara Alves
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegerá em 7 de maio o ministro que sucederá Alexandre de Moraes na presidência da Corte. A expectativa é que a ministra Cármen Lúcia, atual vice-presidente do TSE, assuma a cadeira de Alexandre de Moraes.
A votação em plenário é secreta, e os ministros depositarão seus votos em uma urna eletrônica.
O próximo presidente do TSE permanecerá à frente do cargo por dois anos e precisará enfrentar a eleição municipal marcada para outubro, além de assuntos polêmicos como a regulamentação da inteligência artificial, as campanhas de desinformação e veiculação de notícias falsas e a disseminação de ódio nas redes sociais.
À frente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes encarou as eleições presidenciais mais tensas desde a redemocratização do país com ataques à segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral e ameaças à democracia que culminaram, por exemplo, na prisão do então diretor do Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques — suspeito de ordenar bloqueios em municípios do Nordeste no segundo turno da eleição presidencial de 2022.
Comentários do Facebook