Terremoto de magnitude 6,4 atinge costa central do Japão nesta terça-feira (26)
Apesar da magnitude moderadamente forte, a agência Meteorológica do Japão informou que não há alerta de tsunami até o momento
Um terremoto moderadamente forte de magnitude 6,4 atingiu a costa central do Japão nesta terça-feira (26). Os tremores atingiram uma área que foi devastada no terremoto de 1° de janeiro.
O Governo do Japão, pelo gabinete de Prevenção de Desastres, informou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de sete quilômetros às 22h47 em Noto, na província de Ishikawa (10h47 no horário de Bra
Uma mulher de 70 anos ficou ferida na cidade de Tsubata, segundo a agência de notícias Kyodo, citando o governo da província.
Um repórter da emissora NHK que está na região de Ishikawa, no centro do Japão, descreveu ter sentido o “impulso” vertical no momento do terremoto. Os semáforos na região perto dele permaneceram parados horas após o terremoto.
Terremotos frequentes
Situado no topo de quatro grandes placas tectônicas ao longo da borda ocidental do “Anel de Fogo” do Pacífico, o Japão é um dos países mais tectonicamente ativos do mundo.
O arquipélago, lar de cerca de 125 milhões de pessoas, sofre cerca de 1.500 tremores por ano e é responsável por cerca de 18% dos terremotos do mundo.
A grande maioria é leve, embora os danos que causam variem de acordo com sua localização e a profundidade abaixo da superfície da Terra em que atingem.
No terremoto de 1° de janeiro, o mais grave desde 2011, mais de 400 pessoas morreram. Os tremores derrubaram prédios, causaram incêndios e destruíram infraestrutura no momento em que as famílias comemoravam o ano novo.
*Com informações da AFP
sília).
‘Por volta das 22h47 do dia 26, ocorreu um terremoto com intensidade sísmica inferior a 5 em Noto, província de Ishikawa. O epicentro ocorreu na costa Oeste da província de Ishikawa, a profundidade do epicentro foi de aproximadamente 10 km e a magnitude do terremoto foi estimada em 6,4', disse a entidade na rede social X.
Apesar da forte magnitude, a agência informou que o terremoto pode causar algumas mudanças no nível do mar ao longo da costa do Japão, mas não há medo de danos. Nenhum alerta de tsunami foi emitido.
Comentários do Facebook