Professora de MG acerta temática de redação e antecipa texto motivador usado na proposta do Enem 2024
Pela terceira vez consecutiva, a professora de redação de Muzambinho (MG) acertou a linha de reflexão que dominou a prova escrita do Exame Nacional do Ensino Médio.
Por Júlia Reis, g1 Sul de Minas
A redação do Enem 2024 trouxe o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil", surpreendendo alguns candidatos, mas não uma professora de redação de Muzambinho (MG). Pela terceira vez consecutiva, a profissional – que dá aulas em Poços de Caldas (MG) e online – acertou a linha de reflexão que dominou a prova escrita aplicada no último domingo (3).
Em entrevista ao g1, a professora contou que preparou os alunos ao longo do ano com mais de 40 temas. Em um dos treinos no mês de outubro, ela propôs um texto motivador que também foi usado como base para os participares da prova redigirem a redação neste ano.
“Era uma aposta minha. Eu falei muito de representatividade étnica e racial durante esse ano, porque era uma campanha governamental. Tem vários vídeos meus falando sobre isso. E quando os primeiros alunos começaram a sair, eles comentaram. Quando eu tive acesso à prova mais tarde, eu percebi que realmente o texto 3 da minha proposta é exatamente o texto 4 da proposta do Enem. Foi tirado do mesmo lugar, que é um jornal da Unesp”, contou.
À esquerda, proposta de treino feita pela professora Thais Oliveira no mês de outubro; à direita, proposta de redação do Enem 2024 em novembro — Foto: Arquivo pessoal/Thais Oliveira
O texto motivador usado pela professora foi reproduzido com edições. Já na versão utilizada na proposta do Enem 2024, o corpo traz uma versão adaptada para a prova. Os dois falam sobre a história afro-brasileira nas escolas, narrando o contexto de uma professora ao mesmo tempo em que repercute avanços e desafios no ensino desde os anos 1990.
Segundo a professora, esta não é a primeira vez que ela acerta a temática da redação no Enem. Em 2022, os alunos treinaram com temas sobre os povos tradicionais. Em 2023, a preparação focou na desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Ambos assuntos tiveram ligação com as provas oficiais.
"Eu não gosto desse termo 'acertar o tema'. Meus alunos escreveram 46 redações, lógico que alguma coisa estaria lá. Mas neste ano eu falei muitas vezes sobre representatividade étnica e racial e a proposta está aqui", disse.
Após o fim da prova, alunas comentaram sobre o texto usado pela professora em outubro
1/3
Comentário de aluna sobre texto motivador que coincidiu com proposta do Enem 2024 — Foto: Arquivo pessoal/Thais Oliveira
2/3
Comentário de aluna sobre texto motivador que coincidiu com proposta do Enem 2024 — Foto: Arquivo pessoal/Thais Oliveira
3/3
Comentário de aluna sobre texto motivador que coincidiu com proposta do Enem 2024 — Foto: Arquivo pessoal/Thais Oliveira
Estratégia: estar conectado ✅
- Afinal de contas, tem como descobrir o tema da redação?
Ao g1, Thais explicou que não dá para adivinhar, mas é possível prever possíveis assuntos a serem discutidos. Uma estratégia usada por ela é acompanhar de perto pautas de relevância social e campanhas governamentais que visam discutir desafios do país. E isso pode ser feito pelas redes sociais.
"Se você quer realmente se sair bem no Enem ou em qualquer vestibular antes de tudo, você tem que aprender a escrever. Você não tem que decorar modelo pronto. Você tem que ser uma pessoa que tenha domínio da escrita. E, depois, você tem que ficar atento não às campanhas do governo, sem partidarismo, mas ao que está sendo falado”, explicou.
A professora Thais Oliveira dá aulas em Poços de Caldas (MG) e em curso online de redação — Foto: Arquivo pessoal/Thais Oliveira
A professora reforça que a preparação vai muito além da aposta de temas. Na visão dela, a chave está em ensinar o aluno a pensar criticamente e escrever com segurança.
"É importante, mais do que uma prova de redação, que o pensamento crítico dos alunos seja envolvido. [...] Acho mais importante estar atento às pautas de relevância nacional. Sempre falo aos alunos que o tema do Enem será algo que atinja de norte a sul do país, cause comoção social e traga à tona uma dor pouco debatida”, disse.
Acerto que se tornou impulso ????????
Em meio a um ano de incertezas e dificuldades na vida pessoal, a professora de redação viu o acerto da temática de uma das maiores provas seletivas do país como esperança para seguir na profissão.
"Passei por uma depressão no início do ano e, em outubro, um burnout que me afastou das aulas. Eu estava muito desesperançosa e achando que não servia mais para isso. Mas, quando o tema do Enem saiu e percebi que tinha acertado, foi uma confirmação de que estou no caminho certo”, contou.
"Eu sempre digo que, para os alunos brilharem no Enem, precisam aprender a escrever bem e ficar atentos ao que é relevante para o Brasil como um todo. Educação precisa ser para todos. O Enem é uma ferramenta de transformação para muitos estudantes e eu como professora quero que eles alcancem seus sonhos", completou.
Comentários do Facebook