Por ‘impacto’ e retorno técnico, Cruzeiro mira Gabigol após desistência de Dudu

Por ‘impacto’ e retorno técnico, Cruzeiro mira Gabigol após desistência de Dudu
gabigol maracana.jpg Gabigol tem futuro incerto no Flamengo e pode assinar pré-contrato em julho Marcelo Cortes/Flamengo
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Pedro Lourenço conversou por telefone com Rodolfo Landim, presidente do Flamengo

Itatiaia     Por  

 

O Cruzeiro seguirá com postura agressiva no mercado da bola em busca de novas contratações para reforçar o elenco. Após a desistência de Dudu, que optou por permanecer no Palmeiras, a cúpula do futebol celeste tem no radar o atacante Gabigol, de 27 anos, do Flamengo.

Conforme apurou a Itatiaia, Pedro Lourenço conversou por telefone com o presidente do Rubro-Negro, Rodolfo Landim. Assim como fez com outros mandatários, casos de João Paulo Silva, do Ceará, e Mario Celso Petraglia, do Athletico-PR, o investidor do Cruzeiro se apresentou e debateu sobre eventuais negócios. O nome de Gabigol foi citado.

Ainda não há nenhum tipo de proposta ao clube carioca ou ao estafe do atleta, mas Gabigol é tratado como um “sonho” na Toca da Raposa II. Ele tem vínculo com o Flamengo apenas até o fim da temporada e, por isso, já poderia assinar pré-contrato com outra equipe a partir de julho.

O sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro já revelou a intenção de aumentar a folha salarial do elenco e elevar o nível da equipe, que disputa Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana em 2024. A contratação de Gabigol, evidentemente, promoveria impacto e retorno técnico ao clube.

Como é de praxe em negociações deste tipo, os clubes não se manifestam oficialmente. Não há expectativa de que Flamengo e Cruzeiro confirmem tratativas antes que as negociações avancem. Empresário de Gabigol, Júnior Pedroso não atendeu a reportagem.

Para a janela de registros que se abre em 10 de julho, o Cruzeiro já confirmou as contratações do goleiro Cássio, do zagueiro Jonathan Jesus, além dos atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz. O Cruzeiro ainda deve buscar a contratação de um meio-campista e de um atacante.

Punição por doping

Após suspeita de fraude de exame antidoping, Gabigol foi suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Em teoria, o atacante só poderia voltar aos gramados em 8 de abril de 2025. No entanto, o julgamento do recurso foi adiado, e o atleta atua em função de uma liminar.

Em compasso de espera, o Cruzeiro aguarda o julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS) para avaliar se avança na contratação. O corpo jurídico do Flamengo e a defesa do atleta confiam na absolvição de Gabigol, que terá o futuro diretamente impactado pelo resultado do julgamento.

O atleta garante que quer continuar no Flamengo. Recentemente, o jogador se envolveu em polêmica e foi punido após ser flagrado com a camisa do Corinthians em momento de folga. Gabigol foi penalizado com multa no salário e perdeu a camisa 10.

A situação de Gabigol no Flamengo

No último domingo (16), em entrevista à CNN, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, foi evasivo ao falar da renovação com o jogador. O executivo afirmou ainda ter tempo para tratar do tema.

“O que eu posso falar do Gabigol é que tem o contrato com o Flamengo até o final do ano. Ainda não está no prazo possível para fazer qualquer tipo de pré-contrato. Tenho certeza absoluta que se isso acontecer eu serei avisado antes”, disse.

“Digo, ele é um ídolo do clube, é uma pessoa que muitos funcionários tem respeito e carinho muito grande. Somos gratos a tudo que ele fez. Claro que isso conta, que isso pesa. Na hora certa, com calma, vamos decidir o que vai ser feito com o melhor pelo Flamengo, para o Gabigol e para todos”, complementou.

Diante da forte concorrência, Gabigol perdeu espaço no Flamengo na atual temporada. O atacante soma 14 jogos e três gols.

O jogador defende o Flamengo desde 2019 e soma 282 jogos, 156 gols e 43 assistências. Com o atleta em campo, o Fla conquistou duas Copas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020), uma Copa do Brasil (2022), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), uma recopa Sul-Americana (2020), além de quatro Estaduais (2019, 2020, 2021 e 2024).