PMMG recaptura 1º dos cinco foragidos de maior periculosidade após ‘saidinha'

PMMG recaptura 1º dos cinco foragidos de maior periculosidade após ‘saidinha'
Corporação realizada Operação Escudo para recuperar foragidos — Foto: Pixabay/Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Homem, de 33 anos, tem mais de 20 passagens policiais

O Tempo  Por Isabela Abalen

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) recapturou, nessa terça-feira (16 de janeiro), um dos cinco criminosos considerados de “alta periculosidade” – isto é, que têm maior potencial de colocar a sociedade em risco –  e estão foragidos após não retornarem para as unidades prisionais no fim da “saidinha” de Natal e Ano Novo. O homem de 33 anos, com as iniciais D.B.C., foi preso no bairro Estrela Dalva, em João Monlevade, na região Central de Minas.

De acordo com a PM, o detento tem mais de 20 passagens policiais, entre elas, por roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas ilícitas. Para recapturar o foragido, foi realizada uma operação de policiais militares do Tático Móvel e do Patrulhamento de Motocicletas (GEPMOR).

Além do D.B.C., a corporação ainda procura por mais quatro criminosos de “alta periculosidade” que continuam foragidos após a saída temporária de final de ano. De acordo com a major Layla Brunella, porta-voz da Polícia Militar, os homens estão ligados a facções e são envolvidos com homicídios, tráfico internacional de drogas e roubos a banco. 

A recaptura faz parte da Operação Escudo, que busca prender novamente todos os 160 foragidos em Minas Gerais após as “saidinhas” de Natal e Ano Novo. Anteriormente, o número era de 118 detentos procurados, mas uma atualização Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) subiu a quantidade para 160.

A Polícia Militar recuperou, até o momento, 95 detentos que receberam o benefício no fim do ano e que não haviam retornado para a prisão, o que equivale a 59% do total. A ação continua até que os 65 restantes sejam encontrados.

Saidinhas

Nas saídas temporárias de Natal e Ano Novo, 4.158 presos receberam na Justiça o direito de deixar a unidade prisional, conforme informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O tema voltou à tona após o assassinato do sargento Roger Dias da Cunha, de 29 anos, que foi baleado na cabeça, à queima-roupa, por um detento que teve direito ao benefício.

As “saidinhas” são concedidas durante o cumprimento da pena. Conforme a lei, detentos em regime semiaberto têm direito a quatro saídas por ano, de sete dias cada. De acordo com o Poder Judiciário, esse recurso é usado como forma de ressocialização dos presos. Clique aqui e entenda a lei.