Ouro Preto: moradores e turistas participam da montagem dos tapetes coloridos
Desenhos formam flores, cruzes, cálices, hóstias, além de frases em latim, entre outros, em uma tradição que remonta ao século 18
Por Anderson Rocha O tempo
A tradição secular de homenagear Jesus Cristo por meio de serragens coloridas no chão leva beleza e devoção às ruas de Ouro Preto, na região Central de Minas, neste Domingo de Páscoa (31). Os desenhos formam flores, cruzes, cálices, hóstias, além de frases em latim, entre outros, em uma tradição que remonta ao século 18.
A montagem dos tapetes começou nesse sábado (30) e se arrastou pela madrugada. Como é de praxe, moradores e turistas colaboraram com a realização dos desenhos pelas vias históricas.
O trajeto artístico e religioso começa entre a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, no bairro Pilar, até a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, com os restos de madeira raspados, e em cores variadas - em um percurso de cerca de dois quilômetros.
A passagem dos fiéis sobre os tapetes ocorre pela manhã, logo após a Missa Festiva. No trajeto, os fiéis passam por casarões enfeitados com toalhas nas cores branca e roxa, simbolizando a alegria da Ressurreição.
Pela tradição, o Santíssimo Sacramento é levado até o adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde é dada a benção solene, com nova Missa.
Domingo da Ressureição
Quem estiver por Ouro Preto ou tiver possibilidade de ir à cidade, ainda há tempo para acompanhar as festividades de Páscoa. Veja a programação:
- 16h - Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário
- 17h - Missa na Capela de São Sebastião
- 17h - Missa na Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Vila Aparecida)
- 19h - Missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição
- 19h - Missa Solene na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Coroação da Imagem de Nossa Senhora das Dores em seu Triunfo e Canto Solene de "Te Deum".
Comentários do Facebook