Setur promove visita guiada na quadra da Turunas do Riachuelo

Setur promove visita guiada na quadra da Turunas do Riachuelo
Em 2024, a Turunas completa seus 90 anos. Ela é considerada a primeira agremiação de Minas Gerais e a quarta do Brasil (Foto: PJF/ Divulgação)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Atividade faz parte do projeto “Caminhando pela história” e acontece nesta quarta 

Por Tribuna

Nesta quarta-feira (7), o projeto da Secretaria de Turismo (Setur), “Caminhando pela história”, promove uma visita guiada na quadra da Escola de Samba Turunas do Riachuelo. A atividade acontece a partir das 18h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no Sympla. O ponto de encontro é na própria sede, que fica na Rua Vespasiano Pinto 50, no Centro. 

Neste ano, a Turunas completa seus 90 anos. Ela é considerada a primeira agremiação de Minas Gerais e a quarta do Brasil. No carnaval de Juiz de Fora, já conquistou dez títulos no Grupo Especial e um no grupo de Acesso. O intuito da visita guiada é apresentar a história da escola e os contextos dela que já foi destaque inúmeras vezes, sobretudo por seus sambas, enredos e personagens que marcam a história carnavalesca da cidade. Dentre os principais músicos que fizeram parte da azul e branco, estão Ministrinho (Armando Toschi), Mestre Gordo,  Alfredo Toschi, Ernani Ciuffo, Mestre Cocada, Biné e Jeovah Leal. 

Quem conduz o passeio é a presidente da Turunas do Riachuelo, Bia Costa, e a porta-bandeira, Alcione Procópio. Além de conhecer mais a história da primeira agremiação carnavalesca de Juiz de Fora, os participantes têm a oportunidade de acompanhar, ao final, o ensaio da bateria da escola. Neste ano, o tema do enredo é “A boemia regressa à avenida: Um convite amigo”. A proposta é contar a história da própria agremiação, que desfila no domingo de carnaval (11). 

História da Turunas do Riachuelo

A Turunas do Riachuelo surgiu inspirada no bloco Turunas da Muricéia. José Oceano Soares, na época, assistiu ao desfile do bloco, no Rio de Janeiro, e teve a ideia de recriá-lo, em Juiz de Fora. Ela nasce, aqui, a partir do bloco Feito Com Má Vontade, criado pelos moradores da Rua Silva Jardim. O nome mescla a referência com o local onde foi criada: o Largo do Riachuelo, sua primeira sede.