Festival Sarancine estreia na sexta, 21, com atividades gratuitas no Teatro Paschoal

Festival Sarancine estreia na sexta, 21, com atividades gratuitas no Teatro Paschoal
Divulgação PJF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: FUNALFA

 

O Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião, Centro, foi o equipamento cultural escolhido para a primeira etapa da edição 2024 do Festival de Cinema Ambiental e Gastronomia de Sarandira (Sarancine). Dentro da proposta de expandir as ações do evento, o Paschoal sediará a abertura oficial do festival, nesta sexta-feira, 20, às 18h30, além de diversas exibições de filmes, show e debates, até o domingo, 23. A segunda etapa da programação acontece no Distrito de Sarandira, nos dias 28, 29 e 30 deste mês. Gratuita e livre para todos os públicos, a programação dos dois dias pode ser conferida em anexo.

Promovido pela produtora Carabina Cultural, o Festival Sarancine tem como objetivo debater a conscientização ambiental, a sustentabilidade e a gastronomia socioambiental. Neste ano, a iniciativa é viabilizada com patrocínio do Edital Murilão, do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), com apoio também do Edital de Fomento a Projetos Turísticos 2024, da Secretaria de Turismo (Setur).

Conforme a coordenadora do festival, Suzana Markus, desde a primeira edição presencial do evento, que, até então, era realizado integralmente em Sarandira, houve entendimento da necessidade de ampliar o acesso aos filmes e aos debates. “Essa oportunidade de trazermos o festival também para o Centro de Juiz de Fora permite ampliar o público e alcançar o que sempre foi nosso objetivo principal: provocar e incentivar o debate ambiental na região.

Neste ano, foram inscritos 119 filmes de vinte estados brasileiros. “São produções que trazem temas amplos, como a necessidade de preservação da cultura e das línguas indígenas, a poluição dos rios, as tragédias das mineradoras em Minas Gerais, reciclagem, desmatamento, queimadas e dramas ambientais”, antecipa o cineasta Carlos Canela, co-diretor do Sarancine.

Os filmes selecionados serão colocados em votação nas categorias Melhor Filme pelo Júri Oficial e Melhor Filme pelo Júri Popular. Os vencedores receberão certificado digital de premiação e um troféu por categoria.


Em Sarandira

A edição 2024 do Sarancine será retomado no dia 28, no Distrito de Sarandira, com uma programação diversificada, que inclui exibição de filmes, debates, oficinas, feira gastronômica e intervenções artísticas. Estão programados shows com Dudu Lima e com as bandas Serafins e Blues Box Street Band, entre outras atrações. 


 Veja o anexo