Mineira, Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil

Mineira, Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil
Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil Foto: Ricardo Laurito
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Com fábrica em Lagoa Santa, na Região Metropolitana, a Marangoni produz pneus reconstruídos, consumindo menos energia e recursos naturais

O Tempo   

 

O processo de reconstrução de pneus reduz até 74% de emissões de CO2. São 310 kg a menos de CO2 emitidos na atmosfera por produto em comparação a um pneu novo. É o que revela um estudo recente apresentado pela Marangoni Itália, em parceria com o Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Trento.

No Brasil, a Marangoni completou 23 anos de atuação ininterrupta (em 24 de abril). Com fábrica em Lagoa Santa, na Região Metropolitana, a empresa produz uma família completa de produtos para que a reconstrução citada no estudo seja uma realidade para um número cada vez maior de transportadoras brasileiras.

Produção sustentável

A produção de um pneu reconstruído consome menos energia, menos recursos e, ainda, evita o descarte prematuro de pneus como lixo. De acordo com a ACV realizada na Itália, a partir dos testes realizados em um dos produtos Marangoni, é possível observar que reconstrução reduz 77% do consumo de combustíveis fosseis, 75% da extração de matéria-prima, 83% do consumo de água, 74% da depleção da camada de ozônio e 70% da acidificação da precipitação.

“A conclusão que se tira de um estudo importante como este é que optar por reconstruir um pneu, em vez de apenas descartar, é uma solução viável e econômica não só para o bolso, mas também para o rendimento de combustível nas estradas e, principalmente, para os recursos naturais do planeta Terra”, explica Neri Prates, diretor geral da Marangoni.

O executivo destaca ainda o momento positivo da empresa, que chegou a passar por um período de recuperação judicial, mas agora está mais forte do que nunca. “Agora a Marangoni Brasil faz parte de um grupo econômico sólido, com presença mundial e que está sempre em expansão, oferecendo a confiança sem emendas que o mercado precisava”, completa.

Prates refere-se, ao citar a confiança sem emendas, ao produto líder de mercado da Marangoni, o anel. Uma tecnologia exclusiva que faz parte da linha RINGTREAD e que produz um anel que adere à carcaça com perfeição, encaixando-se, a partir da automação, de forma totalmente simétrica à base do pneu que está sendo reconstruído.

Novos negócios

Com uma gama de produtos capaz de atender todas as demandas e exigências do mercado, a empresa continua realizando estudos avançados para ampliar ainda mais seu portfólio.

As novidades devem ser apresentadas na próxima Pneushow, o maior evento do segmento, que acontece de 26 a  28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A empresa será uma das expositoras e levará para seu estande toda a tecnologia responsável pela qualidade superior de seus anéis, bandas, maquinários e demais produtos para que a reconstrução de pneus cresça tanto quanto a empresa, de norte a sul do Brasil.