Mercado da Bola: quem chega ao Cruzeiro, quem sai e bastidores de negociações

Mercado da Bola: quem chega ao Cruzeiro, quem sai e bastidores de negociações
SAF estrelada está ativas nos bastidores — Foto: Staff Images/Cruzeiro
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

O Tempo Sports atualiza o torcedor celeste sobre as novidades envolvendo o time na próxima janela

Por O Tempo Sports 

Agora com o argentino Nicolás Larcamón como novo técnico e uma 'agenda completa' em 2024, incluindo a disputa da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro quer mostrar eficiência no mercado da bola para poder elevar o nível do seu elenco para a próxima temporada.

A expectativa é principalmente pela chegada de reforços, que suprem a saída de peças, sejam importantes ou não. A primeira janela de transferências do ano no Brasil abre no dia 11 de janeiro e fecha no dia 7 de março.

Observação: esta matéria está em constante atualização

Contratados

  • Zé Ivaldo: zagueiro de 26 anos que teve bom desempenho no Cruzeiro em 2022, foi o primeiro reforço anunciado para a temporada de 2024, após passagem sem muito destaque pelo Athletico. Sabe atuar tanto na linha de três defensores como no tradicional esquema 4-4-2. Assinou por três anos.
  • Rafa Silva: O atacante, que teve boa passagem pelo Cruzeiro em 2022, na campanha do acesso à elite, estava no Jeonbuk, da Coreia do Sul, e rescindiu contrato com o clube asiático para retornar ao time celeste. Assinou até o final de 2024.
  • Gabriel Veron: atacante de 21 anos foi revelado pelo Palmeiras e foi vendido para o Porto, de Portugal, no ano passado, onde não se destacou. Chega por empréstimo de um ano com opção de compra.
  • Juan Dinenno: destaque do Pumas, do México, centroavante de 29 anos foi contratado por aproximadamente 1 milhão de dólares. Argentino assinou contrato até dezembro de 2025.
  • Lucas Romero: volante estava no León, do México, time que era comandado por Larcamón. Considerado ídolo da China Azul, ele retorna após mais de quatro anos. Argentino de 29 anos foi adquirido por cerca de 600 mil dólares e fechou até dezembro de 2025.
  • Léo Aragão: goleiro de 21 anos era do Red Bull Bragantino e chega após o fim de seu vínculo para compor o elenco – fechou por duas épocas. Em 2023, esteve no plantel do Ituano que disputou a Série B, mas não atuou.

Saídas confirmadas

  • Bruno Rodrigues: Artilheiro e principal 'garçom' do Cruzeiro na temporada, o atacante foi para o Palmeiras. O time celeste tinha apenas 33% dos direitos econômicos do jogador. A negociação, que não teve valores divulgados, era considerada 'irrecusável'.
  • Luciano Castán: recebido com 'desconfiança' pela China Azul, o zagueiro acabou se firmando como titular absoluto da defesa celeste. Entretanto, acabou aceitando uma proposta para defender o Sport, que disputará a Série B do Brasileiro.
  • Matheus Jussa: Outro que chegou com 'pouco cartaz' à Toca da Raposa e acabou se firmando como titular. Havia o interesse do clube em sua permanência, mas o Fortaleza, dono dos direitos do volante, solicitou o seu retorno imediato.
  • Gabriel Mesquita: Praticamente sem chances de atuar, já que o titular Rafael Cabral não 'dá brechas' para os reservas, o goleiro de 25 anos foi contratado pelo Operário Ferroviário, do Paraná.
  • Nikão: Contratado sob grande expectativa, tendo inclusive recebido a camisa 10, o meia não conseguiu engrenar no Cruzeiro. Com contrato apenas até o dia 31 de dezembro, foi devolvido ao São Paulo.

Podem chegar

Pode sair

  • Marlon: lateral-esquerdo e titular absoluto do elenco, é pretendido por diversos clubes do Brasil e exterior. Tem contrato até dezembro de 2024, e clube pode receber propostas oficiais.
  • Gilberto: atacante não correspondeu às expectativas da diretoria e da torcida, sendo afastado com o Brasileirão rolando. Tem vínculo até o final de 2024, e pode ou ser negociado, ou ter o contrato rescindido.
  • Wesley: atacante foi um dos mais criticados pela torcida em 2023, e saída é possível, seja por venda ou empréstimo. Vasco da Gama já demonstrou interesse.
  • Paulo Vitor: atacante veio do Real Valladolid, clube de Ronaldo, mas não convenceu. Clube deve emprestá-lo – Novorizontino foi um dos que demonstraram interesse no atleta.

Renovaram contrato