Fogo em shopping do Brás, no centro de São Paulo, está controlado

Fogo em shopping do Brás, no centro de São Paulo, está controlado
Imagem aérea de incêndio em shopping no Brás Foto: TV Globo/Reprodução whatsapp Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Incidente ocorria desde a madrugada desta quarta-feira (30)

O Tempo    Por Agências

 

Após seis horas, o Corpo de Bombeiros de São Paulo conseguiu controlar as chamas que consomem um shopping localizado no Brás, região central de São Paulo, desde a madrugada desta quarta-feira (30).

Segundo o capitão Maycon Cristo, porta-voz da corporação, o incêndio no prédio, que tem uma área de 18 mil metros quadrados, foi controlado por volta das 12h50. A corporação foi chamada às 6h30. As chamas se alastraram rapidamente e o teto desabou por volta das 8h.

Os bombeiros atuam no local com 24 viaturas e 76 agentes. Eles confinaram as chamas, para que não atinjam as edificações próximas, que foram evacuadas. Ainda há focos no interior do prédio. Uma grande coluna de fumaça densa e escura cobre a região e pode ser vista de diversos bairros de São Paulo.

Já a Defesa Civil, da prefeitura, afirma que o fogo começou no segundo pavimento e o foco maior está no primeiro andar. O órgão afirma que não há risco de colapso estrutural total e acompanha o combate ao fogo.

Ao menos 200 pequenas lojas podem ter sido danificadas, de acordo com estimativa da Defesa Civil. "A gente imagina que esse shopping popular estava preparado para as festividades de final de ano. Os estoques estavam cheios. Então, ainda tem muito material para queimar", afirmou Maykon Cristo.

Segundo a prefeitura, três pessoas precisaram de atendimento por inalarem fumaça e estão estáveis. Elas foram encaminhadas ao PS do Hospital Tatuapé e receberam hidratação. Os Bombeiros descartam que possa haver vítimas no prédio.

Muitos consumidores circulavam pelo bairro quando o fogo começou, por volta das 6h40 - horário de grande movimento de clientes de diversas regiões do país, que vêm comprar roupas para revenda.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas e serão apuradas após o controle das chamas. Várias pessoas que trabalham no entorno já estavam pelo local e, de acordo com os bombeiros, conseguiram deixar a região antes que o fogo se alastrasse.

As autoridades determinaram o fechamento das lojas ao redor da área do incêndio. Comerciantes baixaram as portas e tentaram retirar o máximo possível de seus materiais que estão no estoque. Segundo a Prefeitura, o certificado de segurança do Shopping 25, emitido pelo Contru, foi aprovado em 2022 e é válido até 2027. Já o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) está vencido desde agosto deste ano, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou o quarteirão. Há bloqueios nos cruzamentos da rua Barão de Ladário com as ruas Oriente e João Teodoro, na rua Júlio Ribeiro com a rua Muller, rua João Teodoro com a rua Monsenhor de Andrade e av. do Estado com a rua São Caetano. O desvio é feito pela rua Oriente, rua Rubino de Oliveira, seguindo pela av. Celso Garcia.

A CET recomenda que os motoristas evitem a região. Sete linhas de ônibus que passam pela região também foram desviadas, de acordo com a SPTrans. A Enel afirmou que equipes foram enviadas ao local do incêndio. A rede da área afetada foi desligada para eliminar risco elétrico.

É o segundo incêndio esta semana no bairro, onde fica uma das principais regiões comerciais de São Paulo. No domingo (27), um incêndio atingiu um prédio comercial no Brás. O fogo se concentrou no último pavimento de um edifício, que correu risco de desabamento.

(Cristina Camargo e Francisco Lima Neto/Folhapress)