Libertadores e Sul-Americana: Conmebol confirma data e horário dos sorteios

Libertadores e Sul-Americana: Conmebol confirma data e horário dos sorteios
Equipes conhecerão caminho até a taça da Libertadores Equipes conhecerão caminho até a taça da Libertadores Divulgação/Conmebol
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Confrontos serão definidos nesta segunda-feira (3), mesmo com os adiamentos dos jogos de Inter e Grêmio

A Conmebol confirmou, nesta sexta-feira (31), a data e o horário dos sorteios das Copas Libertadores e Sul-Americana. Conforme antecipado pela Itatiaia, os duelos da próxima fase e o chaveamento serão definidos nesta segunda-feira (3), às 13h (de Brasília).

Quatro partidas foram adiadas pela entidade, duas do Grêmio e duas do Inter, para 4 de junho e 8 de junho, durante uma Data-Fifa, depois, portanto, do dia definido para o sorteio dos oitavas de final.

Mas mesmo sem provavelmente ter uma definição de colocações dos Grupos C da Libertadores, o do Tricolor, e C da Sul-Americana, o do Colorado, a Conmebol manteve o sorteio para o dia 3, com algumas observações.

Sorteio da Libertadores

As oitavas de final reunirão os oito primeiros colocados da fase de grupos contra os oito segundos. Pelo regulamento, o posicionamento final nas chaves não interfere no mando das oitavas, com os líderes sempre decidindo em casa.

Por isso, no sorteio, o Grupo C, do Grêmio, terá um asterisco e serão sorteados como “primeiro do C e “segundo do C”. Por exemplo: o Atlético, líder do Grupo G, poderia cruzar contra o “segundo do C” e só conhecer o rival em 8 de junho.

O River Plate ficou com a melhor campanha geral, seguido de Atlético, Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Bolívar, Talleres, Peñarol, Flamengo, Junior Barranquilla, The Strongest, Nacional, Botafogo, San Lorenzo, Huachipato e Rosario Central.

O ranking geral da fase de grupos dá vantagem na decisão do mando de campo, quando a equipe melhor colocada, em relação ao seu adversário, poderá disputar a partida de volta em seus domínios.

 

Sorteio da Sul-Americana

A situação da Sul-Americana é um pouco mais complexa porque tem os playoffs, a repescagem que cruza os segundos dos grupos da ‘Sula’ com os terceiros das chaves da Libertadores.

Como os playoffs usam critérios técnicos, que é a colocação final de cada segundo e de cada terceiro, os primeiros colocados nas chaves da Sul-Americana só conhecerão de fato seus rivais ao fim dos confrontos atrasados de Grêmio e Inter, em 8 de junho.

A Conmebol sorteará os cruzamentos. Em um pote estarão os sete conhecidos líderes dos grupos da Sul-Americana. Do outro estarão os possíveis cruzamentos de playoffs, que conheceremos em 8 de junho, mas que funciona da seguinte maneira:

  • Jogo A: melhor segundo da Sul-Americana x pior terceiro da Libertadores;
  • Jogo B: 2º melhor da Sula x 2º pior terceiro da Libertadores.

E assim por diante até o jogo H, entre o pior segundo da Sul-Americana e o melhor terceiro da Libertadores.

Um exemplo: se o Cruzeiro terminar líder do Grupo B, pode ser sorteado contra o vencedor do Jogo D dos playoffs, que reunirá o quarto melhor segundo da ‘Sula’ frente ao quarto pior terceiro da Libertadores. Mas quais seriam esses times provavelmente só se saberá em 8 de junho, ao complemento de 100% dos embates adiados.

 

Os jogos atrasados:

4 de junho

  • Huachipato-CHI x Grêmio - 21h (de Brasília) - Talcahuano (Chile) - Libertadores;
  • Real Tomayapo-BOL x Inter- 21h30 (de Brasília) - Tarija (Bolívia) - Sul-Americana.

8 de junho

  • Grêmio x Estudiantes-ARG - 19h (de Brasília) - Couto Pereira (Curitiba) - Libertadores;
  • Inter x Delfín-EQU - 21h30 (de Brasília) - Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) - Sul-Americana.