Libertadores e Sul-Americana: Conmebol confirma data e horário dos sorteios
Confrontos serão definidos nesta segunda-feira (3), mesmo com os adiamentos dos jogos de Inter e Grêmio
A Conmebol confirmou, nesta sexta-feira (31), a data e o horário dos sorteios das Copas Libertadores e Sul-Americana. Conforme antecipado pela Itatiaia, os duelos da próxima fase e o chaveamento serão definidos nesta segunda-feira (3), às 13h (de Brasília).
Quatro partidas foram adiadas pela entidade, duas do Grêmio e duas do Inter, para 4 de junho e 8 de junho, durante uma Data-Fifa, depois, portanto, do dia definido para o sorteio dos oitavas de final.
Mas mesmo sem provavelmente ter uma definição de colocações dos Grupos C da Libertadores, o do Tricolor, e C da Sul-Americana, o do Colorado, a Conmebol manteve o sorteio para o dia 3, com algumas observações.
Sorteio da Libertadores
As oitavas de final reunirão os oito primeiros colocados da fase de grupos contra os oito segundos. Pelo regulamento, o posicionamento final nas chaves não interfere no mando das oitavas, com os líderes sempre decidindo em casa.
Por isso, no sorteio, o Grupo C, do Grêmio, terá um asterisco e serão sorteados como “primeiro do C e “segundo do C”. Por exemplo: o Atlético, líder do Grupo G, poderia cruzar contra o “segundo do C” e só conhecer o rival em 8 de junho.
O River Plate ficou com a melhor campanha geral, seguido de Atlético, Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Bolívar, Talleres, Peñarol, Flamengo, Junior Barranquilla, The Strongest, Nacional, Botafogo, San Lorenzo, Huachipato e Rosario Central.
O ranking geral da fase de grupos dá vantagem na decisão do mando de campo, quando a equipe melhor colocada, em relação ao seu adversário, poderá disputar a partida de volta em seus domínios.
Sorteio da Sul-Americana
A situação da Sul-Americana é um pouco mais complexa porque tem os playoffs, a repescagem que cruza os segundos dos grupos da ‘Sula’ com os terceiros das chaves da Libertadores.
Como os playoffs usam critérios técnicos, que é a colocação final de cada segundo e de cada terceiro, os primeiros colocados nas chaves da Sul-Americana só conhecerão de fato seus rivais ao fim dos confrontos atrasados de Grêmio e Inter, em 8 de junho.
A Conmebol sorteará os cruzamentos. Em um pote estarão os sete conhecidos líderes dos grupos da Sul-Americana. Do outro estarão os possíveis cruzamentos de playoffs, que conheceremos em 8 de junho, mas que funciona da seguinte maneira:
- Jogo A: melhor segundo da Sul-Americana x pior terceiro da Libertadores;
- Jogo B: 2º melhor da Sula x 2º pior terceiro da Libertadores.
E assim por diante até o jogo H, entre o pior segundo da Sul-Americana e o melhor terceiro da Libertadores.
Um exemplo: se o Cruzeiro terminar líder do Grupo B, pode ser sorteado contra o vencedor do Jogo D dos playoffs, que reunirá o quarto melhor segundo da ‘Sula’ frente ao quarto pior terceiro da Libertadores. Mas quais seriam esses times provavelmente só se saberá em 8 de junho, ao complemento de 100% dos embates adiados.
Os jogos atrasados:
4 de junho
- Huachipato-CHI x Grêmio - 21h (de Brasília) - Talcahuano (Chile) - Libertadores;
- Real Tomayapo-BOL x Inter- 21h30 (de Brasília) - Tarija (Bolívia) - Sul-Americana.
8 de junho
- Grêmio x Estudiantes-ARG - 19h (de Brasília) - Couto Pereira (Curitiba) - Libertadores;
- Inter x Delfín-EQU - 21h30 (de Brasília) - Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) - Sul-Americana.
Comentários do Facebook