Governo de MG fiscaliza mineradora após alagamento da BR-040 em Nova Lima

Governo de MG fiscaliza mineradora após alagamento da BR-040 em Nova Lima
Governo de MG realiza fiscalização preventiva na Mina Pau Branco — Foto: Governo de MG / reprodução
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Fiscalização preventiva foi realizada na Mina Pau Branco para verificar a situação do Dique Lisa, que transbordou em 2022

Por Gabriel Rezende  O Tempo

alagamento da BR-040 nesta terça-feira (23), em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, não está relacionado à operação da Mina Pau Branco, da mineradora Vallourec. A conclusão é apresentada pelo governo de Minas Gerais a partir de uma fiscalização preventiva realizada nas dependências nesta quarta-feira (24).

Conforme o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Simena), "nenhuma obstrução foi constatada na rede de drenagem do Dique Lisa que pudesse ter causado o alagamento da via". O transbordamento da estrutura em janeiro de 2022 causou o alagamento da BR-040, em trecho próximo ao local da ocorrência recente.

A equipe técnica do governo classificou o alagamento desta terça-feira como "evento climático adverso, pelo excessivo volume pluviométrico". "A ideia é verificar o status atual no terreno e avaliar medidas, tanto de investigação quanto possíveis medidas a serem tomadas para que este tipo de evento não possa ocorrer novamente", afirma o subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco.

A fiscalização também contou com a participação de equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e Polícia Militar de Meio Ambiente.

A Vallourec, em posicionamento nessa terça-feira, havia garantido que o alagamento não teve relação com as operações da empresa. “A estrutura da Mina Pau Branco é monitorada 24 horas por dia, sete dias por semana. Radares com capacidade de detectar movimentação milimétrica monitoram as estruturas e são supervisionados continuamente por profissionais especializados. A empresa reforça ainda que a estrutura do Dique Lisa permanece íntegra, sem anomalias e não está classificada em nenhum nível de emergência”, garantiu a empresa.

BR-040 interditada

A BR-040 precisou ser interditada no sentido Rio de Janeiro após registrar alagamento na altura do km 563, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, entre os condomínios Miguelão e Alphaville. O fechamento durou cerca de duas horas.