Galo pode cair para a Série B no 'aniversário do rebaixamento' do Cruzeiro

Galo pode cair para a Série B no 'aniversário do rebaixamento' do Cruzeiro
Atlético disputa a última rodada do Brasileirão com chances de ser rebaixado Foto: Luis ROBAYO / AFP whatsapp Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Atlético precisa de um empate com o Athletico Paranaense para ficar na Série A; duelo será neste domingo (8 de dezembro), às 16h

Por O TEMPO Sports 

O Atlético entra em campo neste domingo (8 de dezembro) com chances de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Caso perca para o Athletico Paranaense, o Fluminense pontue diante do Palmeiras e o Red Bull Bragantino vença o Criciúma, o Galo irá para a segunda divisão em 2025. A data do rebaixamento, que pode ser o segundo na história alvinegra, coincidiria com o aniversário de cinco anos da queda do seu maior rival, o Cruzeiro, que ocorreu no dia 8 de dezembro de 2019.

O clube celeste foi rebaixado após a derrota para o Palmeiras por 2 a 0, no Mineirão, pela última rodada do Brasileirão de 2019. Este é o único rebaixamento na história do Cruzeiro. No entanto, a equipe passou três temporadas na Série B. Enfrentando uma crise financeira, a Raposa só conseguiu retornar à elite do futebol nacional em 2022, quando se transformou em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), sob a gestão de Ronaldo Fenômeno. 

Briga contra o rebaixamento 

No Brasileirão de 2024, quatro clubes ainda brigam pela permanência na elite do futebol nacional: Athletico Paranaense, Atlético, Fluminense e Red Bull Bragantino. Três equipes já estão rebaixadas (Criciúma, Atlético Goianiense e Cuiabá). Ou seja, resta apenas uma vaga para a segunda divisão de 2025. Todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro ocorrem neste domingo (8 de dezembro), às 16h.

O Galo é o clube que possui menos chances de ser rebaixado, conforme o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 3,8%. O clube alvinegro precisa de um empate diante do Athletico Paranaense para permanecer na Série A. As equipes se enfrentam neste domingo (8), às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte.

O Furacão, adversário do Atlético, busca uma vitória para permanecer na primeira divisão sem depender dos resultados dos jogos do Fluminense e do Red Bull Bragantino. Caso perca para o Galo, o Furacão precisa de uma derrota do Bragantino para se manter na elite do futebol nacional. Segundo o levantamento da UFMG, a equipe paranaense tem 16,8% de cair para a Série B.

O Fluminense, de acordo com o mesmo estudo da UFMG, possui 11,5% de chances de ser rebaixado. Caso consiga pontuar diante do Palmeiras (empate ou derrota), o Tricolor se garante na Série A de 2025. Se perder, a equipe das Laranjeiras dependerá de um tropeço do Red Bull Bragantino contra o Criciúma, ou de uma vitória do Atlético sobre o Athletico Paranaense.

Já o Red Bull Bragantino precisa de uma vitória contra o Criciúma para se livrar da Série B. Com os três pontos, o Massa Bruta passaria o Atlético ou Athletico Paranaense, clubes que fazem confronto direto pela permanência na primeira divisão. Se perder ou empatar com a equipe catarinense, o Bragantino será rebaixado. Conforme a UFMG, o clube paulista tem 67,9% de chances de disputar a segunda divisão na próxima temporada.