Galo pode cair para a Série B no 'aniversário do rebaixamento' do Cruzeiro
Atlético precisa de um empate com o Athletico Paranaense para ficar na Série A; duelo será neste domingo (8 de dezembro), às 16h
O Atlético entra em campo neste domingo (8 de dezembro) com chances de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Caso perca para o Athletico Paranaense, o Fluminense pontue diante do Palmeiras e o Red Bull Bragantino vença o Criciúma, o Galo irá para a segunda divisão em 2025. A data do rebaixamento, que pode ser o segundo na história alvinegra, coincidiria com o aniversário de cinco anos da queda do seu maior rival, o Cruzeiro, que ocorreu no dia 8 de dezembro de 2019.
O clube celeste foi rebaixado após a derrota para o Palmeiras por 2 a 0, no Mineirão, pela última rodada do Brasileirão de 2019. Este é o único rebaixamento na história do Cruzeiro. No entanto, a equipe passou três temporadas na Série B. Enfrentando uma crise financeira, a Raposa só conseguiu retornar à elite do futebol nacional em 2022, quando se transformou em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), sob a gestão de Ronaldo Fenômeno.
Briga contra o rebaixamento
No Brasileirão de 2024, quatro clubes ainda brigam pela permanência na elite do futebol nacional: Athletico Paranaense, Atlético, Fluminense e Red Bull Bragantino. Três equipes já estão rebaixadas (Criciúma, Atlético Goianiense e Cuiabá). Ou seja, resta apenas uma vaga para a segunda divisão de 2025. Todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro ocorrem neste domingo (8 de dezembro), às 16h.
O Galo é o clube que possui menos chances de ser rebaixado, conforme o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 3,8%. O clube alvinegro precisa de um empate diante do Athletico Paranaense para permanecer na Série A. As equipes se enfrentam neste domingo (8), às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O Furacão, adversário do Atlético, busca uma vitória para permanecer na primeira divisão sem depender dos resultados dos jogos do Fluminense e do Red Bull Bragantino. Caso perca para o Galo, o Furacão precisa de uma derrota do Bragantino para se manter na elite do futebol nacional. Segundo o levantamento da UFMG, a equipe paranaense tem 16,8% de cair para a Série B.
O Fluminense, de acordo com o mesmo estudo da UFMG, possui 11,5% de chances de ser rebaixado. Caso consiga pontuar diante do Palmeiras (empate ou derrota), o Tricolor se garante na Série A de 2025. Se perder, a equipe das Laranjeiras dependerá de um tropeço do Red Bull Bragantino contra o Criciúma, ou de uma vitória do Atlético sobre o Athletico Paranaense.
Já o Red Bull Bragantino precisa de uma vitória contra o Criciúma para se livrar da Série B. Com os três pontos, o Massa Bruta passaria o Atlético ou Athletico Paranaense, clubes que fazem confronto direto pela permanência na primeira divisão. Se perder ou empatar com a equipe catarinense, o Bragantino será rebaixado. Conforme a UFMG, o clube paulista tem 67,9% de chances de disputar a segunda divisão na próxima temporada.
Comentários do Facebook