Fumaça de incêndios encobre Brasília pelo segundo dia consecutivo; veja fotos

Fumaça de incêndios encobre Brasília pelo segundo dia consecutivo; veja fotos
Fumaça encobre monumentos de Brasília, como a Catedral e o Museu Nacional Foto: Renato Alves/O Tempo
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

A situação na capital é agravada pela estiagem. Já são 125 dias de seca, com umidade relativa do ar caindo a 10% nas horas mais quentes do dia

O Tempo   Por Renato Alves

 

BRASÍLIA - Brasília amanheceu nesta segunda-feira (25), pelo segundo dia consecutivo, coberta por fumaça proveniente de queimadas em outras regiões do país. A situação na capital é agravada pela estiagem. Já são 125 dias de seca, com umidade relativa do ar caindo a 10% nas horas mais quentes do dia.

Como não há previsão de chuva, a fumaça deve continuar encobrindo o céu da capital pelos próximos dias. Por isso as autoridades têm emitido alertas para a população redobrar cuidados com a saúde, aumentando, por exemplo, a ingestão de água e outros líquidos.

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) informou, com base em imagens de satélite, que a densa fumaça é intensificada pelas queimadas que ocorrem no estado de São Paulo, trazida por ventos favoráveis.

Homem respira com dificuldade na área central de Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Ainda de acordo com a corporação, a fumaça chegou até Brasília devido “a mudança de cerca de 180º na direção do vento, ainda agravada por um sistema de alta pressão que não permite a dissipação da fumaça”.

Assim como no domingo, em Brasília, a fumaça encobre os prédios da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes, assim como outros monumentos e os mais altos edifícios da capital.

Família na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

No domingo, o mesmo fenômeno foi registrado em outras capitais do Centro-Oeste, como Goiânia, e do Sudeste, como Belo Horizonte. O Aeroporto Internacional de Goiânia cancelou mais 20 voos devido à baixa visibilidade causada pela fumaça. O terminal operou o dia inteiro com restrições para pouso.

Mulher usa máscara na área central de Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ainda no domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, de forma emergencial, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). A estrutura fica na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília.

Em vídeo publicado na redes sociais, Lula falou da possibilidade de os incêndios que se alastraram pelo país serem criminosos. "Em reunião no @ibamagov na tarde de hoje, ao lado da ministra @MarinaSilva, o presidente da entidade afirmou que não há, até agora, nenhum incêndio detectado por causas naturais", escreveu no X (antigo Twitter).