Com câncer, rei Charles III faz sua primeira viagem ao exterior em atos do Dia D na França

Com câncer, rei Charles III faz sua primeira viagem ao exterior em atos do Dia D na França
Rei Charles III (2).jpeg Rei Chales III e a Rainha Camila; O evento comemorativo contou as histórias de alguns dos indivíduos envolvidos na maior invasão marítima da história militar. Reprodução / Redes Sociais / @theroyalfamily
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Monarca de 75 anos, deve visitar a França nesta quinta para celebrações; o rei retomou seus compromissos públicos no final de abril

Itatiaia       Por 

 

O rei Charles III, que atualmente realiza tratamento para curar um câncer, participa nesta quinta-feira (6), do evento comemorativo do Ministério da Defesa e da Legião Real Britânica no Memorial da Normandia Britânica em Ver-sur-Mer para marcar o 80º aniversário do Dia D. Chales III, de 75 anos, é Patrono da Legião Real Britânica.

Ele também deverá viajar para a França nesta quinta, para novas comemorações, ao lado de líderes mundiais, incluindo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, e o presidente dos EUA, Joe Biden.

Essa será a primeira visita da realeza ao exterior desde que seu diagnóstico de câncer foi anunciado em fevereiro. Charles, que serviu na Marinha Real e na Força Aérea Real, disse ao público que agitava a bandeira para “agradecer a todos aqueles que tanto deram para conquistar a vitória cujos frutos ainda desfrutamos até hoje”.

“Vamos mais uma vez nos comprometer sempre a lembrar, valorizar e homenagear aqueles que serviram naquele dia”, disse ele.

A data presta homenagem aos soldados que lutaram para libertar a França, num importante ponto de viragem da Segunda Guerra Mundial. Cerca de 4.400 soldados aliados morreram no Dia D.

 

Rei Chales III.jpeg

Em Portsmouth, o Rei, a Rainha e o Príncipe de Gales juntaram-se aos veteranos, Chefes de Estado e membros do público para recordar as tropas que, há 80 anos.

Foto: Divulgação Redes Sociais / @theroyalfamily

As comemorações começaram nessa quarta-feira (5), no Reino Unido, que incluíram leituras, músicas e encenações do período, também ouviram veteranos idosos. Emocionado, Charles III, de 75 anos, discursou durante o evento, acompanhado de sua esposa, Camilla.

“Enquanto agradecemos àqueles que tanto deram para conquistar a vitória que comemoramos hoje, comprometemo-nos novamente a lembrá-los e honrá-los”, disse o rei a uma multidão que tremulava milhares de pequenas bandeiras britânicas.

“Oito décadas depois, é quase impossível imaginar as emoções que sentiram nesse dia, o orgulho de ser parte de tão grande missão, a angústia de não estar à altura da tarefa e o medo de que esse dia fosse o último”, acrescentou.

Fato histórico

O Desembarque da Normandia foi organizado no mais absoluto sigilo pelos americanos, britânicos e pela resistência francesa, em 6 de junho de 1944. O evento abriu caminho para a derrota da Alemanha nazista e acelerou o fim da Segunda Guerra Mundial.

Roy Hayward, veterano do exército e que tinha 19 anos durante a Operação Overlord, disse, em discurso, que sempre se considerou “um dos sortudos que sobreviveram”. O ex-soldado britânico, que teve suas pernas amputadas durante a guerra, queria “honrar a memória” dos homens e mulheres que “colocaram suas vidas em risco para lutar por este país”.

 

Dia D Reino Unido.jpeg

Após o evento, o Rei, a Rainha e o Príncipe de Gales conheceram os veteranos do Dia D, que foram convidados de honra no evento.