Cleitinho deve filiar-se ao Novo nesta semana e é aposta para popularizar sigla

Cleitinho deve filiar-se ao Novo nesta semana e é aposta para popularizar sigla
Senador Cleitinho (Republicanos-MG) se popularizou com vídeos nos quais ele denunciava situações ruins no Estado de Minas Gerais — Foto: Daniel de Cerqueira/O Tempo
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Já a Secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e o Secretário-Geral Adjunto, Lucas Gonzales, devem formar a chapa da legenda para as eleições municipais em BH

Fonte: O Tempo    Por Letícia Fontes 

O senador Cleitinho (Republicanos) deve anunciar sua filiação ao partido Novo até o fim da semana. Nessa terça-feira (19/12), o parlamentar se reuniu com o governador Romeu Zema (Novo) e dirigentes do partido em um almoço em um restaurante na região da Pampulha. Segundo interlocutores, faltam apenas detalhes internos do senador para a filiação  ser anunciada publicamente.

Durante o encontro do Novo em Belo Horizonte, que contou com a presença de lideranças nacionais, estaduais e municipais da sigla, teria sido anunciado também que a Secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, deve ser a candidata da legenda à Prefeitura de Belo Horizonte. O Secretário-Geral Adjunto, Lucas Gonzales, deve ser o vice da chapa. O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta quarta-feira (20/12) pelo partido.

Para as eleições municipais do próximo ano, o partido Novo pretende alcançar pelo menos cinco cadeiras na Câmara Municipal de BH. Atualmente, a sigla conta com três vereadores, Bráulio Lara, Fernanda Pereira Altoé e Marcela Trópia - todos devem tentar a reeleição. Ao todo, a legenda deve lançar 42 candidatos ao legislativo municipal.

Cleitinho no Novo
Cleitinho vem sendo cortejado pelo partido Novo desde o início do ano. O nome do parlamentar tem sido cobiçado pela legenda, principalmente, pelo apelo popular do senador. O objetivo da sigla é se popularizar. Sem acesso a tempo de propaganda de TV e sem a obrigação de ser chamado para debates nas próximas eleições, a expectativa é que Cleitinho seja um dos principais nomes do partido para ganhar força entre os eleitores.

Fundado em 2015, com a promessa de ser a antítese no meio político, a sigla vive um processo de desidratação, que tem ganhado força após o desempenho da legenda nas eleições deste ano.

Diferentemente de 2018, quando atraiu simpatizantes e conseguiu um desempenho surpreendente ao eleger o governador de Minas, Romeu Zema, até então desconhecido no meio político, e 20 deputados estaduais e federais, a sigla mingou nas urnas em 2022. Neste ano, o Novo sequer conseguiu atingir a cláusula de barreira, que determina aos partidos a eleição de pelo menos 11 deputados ou 2% dos votos válidos no país.

Governo de Minas
Apesar de ser um nome forte para as eleições ao governo de Minas em 2026, internamente o Novo ainda tem considerado o atual vice, Mateus Simões (Novo), para disputar o pleito estadual. Mas há quem acredite que muita coisa pode mudar até lá e Cleitinho possa ser o candidato. De toda forma, interlocutores do partido garantem que não haverá disputas, e que Cleitinho e Mateus Simões têm uma ótima relação.

Durante as negociações de Cleitinho com o Novo, surgiram rumores, inclusive, que o senador poderia se filiar ao PL, o que não aconteceu, apesar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dirigentes da legenda terem oferecido possibilidades para o Senador dentro do partido para as eleições em 2026.