Chuvas em MG: 100 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas nas últimas 48h

Chuvas em MG: 100 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas nas últimas 48h
Imagem ilustrativa de chuva — Foto: Alex de Jesus / O TEMPO
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Todos os mineiros desabrigados ou desalojados são do município de Pavão

O tempo   Por Isabela Abalen 

Mais 100 mineiros tiveram que deixar suas casas devido a danos causados pelas chuvas nas últimas 48 horas. De acordo com o Boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta quarta-feira (24 de janeiro), 60 pessoas ficaram desalojadas, isto é, foram acolhidas por familiares ou amigos, e outras 40 desabrigadas – sendo encaminhadas para abrigos – desde os temporais de segunda-feira (22 de janeiro).

Todos os novos casos ocorreram em uma só cidade: Pavão, no Vale do Mucuri. Quase 50% dos municípios do Estado estão em alerta laranja para chuvas intensas até a manhã desta quarta-feira (24 de janeiro), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

  • Desde o início do período chuvoso, em 27 de setembro de 2023, Minas Gerais já soma seis mortes, 171 desabrigados e 1.012 desalojados por danos causados pelas tempestades. Além disso, 37 cidades decretaram situação de emergência “por desastres relacionados às chuvas”.   
  • Em Pavão, no Vale do Mucuri, uma chuva intensa interrompeu a energia elétrica de diversos serviços essenciais como o Conselho Tutelar e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na noite de segunda (22), além de ter ocasionado falta de água em grande parte do município, de acordo com a Defesa Civil Estadual.
  • “Destruição de pontes e bueiros, deslizamentos de encostas, crateras em estradas vicinais e lama nas ruas da cidade”, notificou o órgão. Temporais também foram notificados na capital e nas cidades de Caraí,  Inconfidentes, Patos de Minas e Nova Lima. Em Caraí, três pontes na área rural, nas proximidades de Marambaia, foram destruídas. 
  • Em Inconfidentes, as chuvas causaram saturação e erosão no barramento de uma barragem de terra utilizada para contenção de água, o que deixou o talude frágil. Segundo a Defesa Civil Estadual, a população foi orientada a deixar suas casas, “no entanto, sem êxito”. 
     
  • Em Patos de Minas, as ruas Toinzinho Amâncio e Ana de Oliveira, no bairro Centro, ficaram alagadas nessa terça-feira (23 de janeiro). “Devido à força da enxurrada, parte do asfalto nesse local foi danificado”, informou o órgão. O reparo do asfalto está marcado para acontecer nesta quarta (24). 
     
  • Em Belo Horizonte, na noite dessa terça (23), a Defesa Civil Estadual atuou em enxurradas que arrastaram veículos que estavam estacionados em vias públicas e na quedas de árvores em diversos pontos da cidade. 
     
  • Em Nova Lima, o órgão foi acionado para atuar na contenção de uma “tromba d`água” que causou alagamento em parte da rodovia BR-040, próximo ao km 564, na noite dessa terça (23). “Carros ficaram presos no alagamento. Uma pessoa foi resgatada de seu veículo pela polícia Militar”, diz o Boletim.