Chuvas em MG: 100 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas nas últimas 48h
Todos os mineiros desabrigados ou desalojados são do município de Pavão
O tempo Por Isabela Abalen
Mais 100 mineiros tiveram que deixar suas casas devido a danos causados pelas chuvas nas últimas 48 horas. De acordo com o Boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta quarta-feira (24 de janeiro), 60 pessoas ficaram desalojadas, isto é, foram acolhidas por familiares ou amigos, e outras 40 desabrigadas – sendo encaminhadas para abrigos – desde os temporais de segunda-feira (22 de janeiro).
Todos os novos casos ocorreram em uma só cidade: Pavão, no Vale do Mucuri. Quase 50% dos municípios do Estado estão em alerta laranja para chuvas intensas até a manhã desta quarta-feira (24 de janeiro), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
- Desde o início do período chuvoso, em 27 de setembro de 2023, Minas Gerais já soma seis mortes, 171 desabrigados e 1.012 desalojados por danos causados pelas tempestades. Além disso, 37 cidades decretaram situação de emergência “por desastres relacionados às chuvas”.
- Em Pavão, no Vale do Mucuri, uma chuva intensa interrompeu a energia elétrica de diversos serviços essenciais como o Conselho Tutelar e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na noite de segunda (22), além de ter ocasionado falta de água em grande parte do município, de acordo com a Defesa Civil Estadual.
- “Destruição de pontes e bueiros, deslizamentos de encostas, crateras em estradas vicinais e lama nas ruas da cidade”, notificou o órgão. Temporais também foram notificados na capital e nas cidades de Caraí, Inconfidentes, Patos de Minas e Nova Lima. Em Caraí, três pontes na área rural, nas proximidades de Marambaia, foram destruídas.
- Em Inconfidentes, as chuvas causaram saturação e erosão no barramento de uma barragem de terra utilizada para contenção de água, o que deixou o talude frágil. Segundo a Defesa Civil Estadual, a população foi orientada a deixar suas casas, “no entanto, sem êxito”.
- Em Patos de Minas, as ruas Toinzinho Amâncio e Ana de Oliveira, no bairro Centro, ficaram alagadas nessa terça-feira (23 de janeiro). “Devido à força da enxurrada, parte do asfalto nesse local foi danificado”, informou o órgão. O reparo do asfalto está marcado para acontecer nesta quarta (24).
- Em Belo Horizonte, na noite dessa terça (23), a Defesa Civil Estadual atuou em enxurradas que arrastaram veículos que estavam estacionados em vias públicas e na quedas de árvores em diversos pontos da cidade.
- Em Nova Lima, o órgão foi acionado para atuar na contenção de uma “tromba d`água” que causou alagamento em parte da rodovia BR-040, próximo ao km 564, na noite dessa terça (23). “Carros ficaram presos no alagamento. Uma pessoa foi resgatada de seu veículo pela polícia Militar”, diz o Boletim.
Comentários do Facebook