Black Friday 2024: produtos de beleza lideram intenção de compra entre usuários de redes sociais

Black Friday 2024: produtos de beleza lideram intenção de compra entre usuários de redes sociais
Usuários de redes sociais estão de olhos nas promoções de cosméticos Foto: Alex de Jesus- O TEMPO
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Plataforma inédita aponta tendências de consumo com base em conversas no Instagram, Tik Tok e X (antigo Twitter)

O TEMPO 

 

Os cosméticos e produtos de beleza, como perfumes e produtos para cabelo, estão entre os produtos mais desejados pelos usuários de redes sociais que pretendem aproveitar a Black Friday 2024 nesta sexta-feira (29 de novembro). Os dados são da ferramenta Mapa de Desejos da Black Friday, da startup Orbit Data Science, que se baseia em conversas e comentários nas redes para possível identificar os produtos mais desejados, as marcas em destaque e as expectativas de preços.

Confira o Top 10 de segmentos mais desejados:

  • Beleza e cuidados - 16,2%
  • Livros - 9,1%
  • Eletrônicos - 8,3%
  • Moda feminina - 7,1%
  • Eletrodomésticos - 6,4%
  • Informática - 5,8%
  • Calçados - 5,4%
  • Telefonia - 4,8%
  • Consoles e games - 4,7%
  • Acessórios - 3,7%

De acordo com a empresa, a ferramenta é inédita e mapeia tendências de consumo para a Black Friday a partir da análise de dados gerados por interações em redes como X (antigo Twitter), Instagram e TikTok. 

A ferramenta utiliza inteligência artificial para identificar, em tempo real, os produtos e marcas que estão despertando maior interesse dos consumidores em todo o Brasil, trazendo uma visão clara sobre o comportamento de compra neste período.

Kaio Sobreira, diretor de pesquisa da Orbit Data Science, afirma que a plataforma oferece insights estratégicos para varejistas e consumidores.

"Conseguimos mapear as movimentações do mercado e capturar as tendências diretamente dos diálogos dos consumidores. Essa visão permite aos varejistas adaptar suas ofertas, maximizando as oportunidades durante o período mais importante do varejo brasileiro", explica.

acesso ao Mapa de Desejos é gratuito e atualizado constantemente, promovendo transparência para consumidores e empresas.

“Estamos democratizando o acesso a informações valiosas para que varejistas, marcas e até mesmo o público geral possam tomar decisões mais informadas e estratégicas”, finaliza Sobreira.